Avatar do usuário
Por euGaby
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#100674
Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o direito à dignidade humana, moradia, educação, transporte, lazer e saúde como direito de todo cidadão. Percebe-se que, na atual sociedade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente, no que diz respeito à desigualdade entre as regiões do Brasil. Isso ocorre devido ao pouco acesso de serviços básicos e à globalização.

É relevante abordar, primeiramente, que o pouco acesso a serviços básicos de energia, água, esgoto, coleta de lixo e níveis de escolaridade aumenta as desigualdades regionais no Brasil. De acordo com o IBGE, o Nordeste apresenta o menor índice de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O acesso de serviços básicos é fundamental para o crescimento do desenvolvimento da região, de modo que o acesso à educação traz ao indivíduo a oportunidade de melhor a vida de forma justa e honrosa. O acesso básico aos serviços sanitários como água, esgoto e coleta de lixo promovem a melhoria na qualidade de vida e saúde da população da região. Portanto, a melhoria do acesso aos serviços básicos e essenciais são fundamentais para a redução da desigualdade regional presente no Brasil.

Paralelo a isso, a globalização contribui para a piora da tribulação. Vivemos, atualmente, em uma contemporaneidade, na qual a globalização movimento toda a economia e desenvolvimento do País, trazendo uma homogeneização muito forte entre as regiões do Brasil. Sendo a principal beneficiada com a migração de pessoas as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Isso ocorre, principalmente, pela melhor oportunidade de melhoria de vida e vagas de empregos trazidas pela globalização. Segundo o Jornal Nex, as Regiões Norte e Nordeste tiveram o rendimento per capita menores que os estados da Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, isso influencia na diminuição do desenvolvimento no Norte e Nordeste e, por consequência, aumentando os níveis de desigualdade regional no País.

Portanto, são necessárias medidas capazes de reduzir a desigualdade entre as regiões do Brasil. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal - por intermédio de ações públicas - faça melhorias na qualidade dos serviços básicos prestados na Região Norte e Nordeste, a fim de que ocorra a diminuição da desigualdade regional no Brasil. Assim, será consolidada uma sociedade onde as desigualdades regionais estarão cada vez menores.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por euGaby
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#100779
Oi, Vocês poderiam dar uma corrigida na minha redação?
[/mention]VictorF[/mention], [/mention]JoaoPedro72[/mention] , [/mention]@Freitas022[/mention] , [/mention]giezg[/mention] , [/mention]sandyejunior[/mention]
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#100811
Análise da redação:

C1 – 160: Há algumas falhas associadas à língua portuguesa.
C2 – 200: Parabéns!
C3 – 160: Há falhas significativas relacionadas à argumentação.
C4 – 160: Faltam, em algumas partes, conectivos, e o uso do mecanismo “onde” foi utilizado de maneira inadequada.
C5 – 160: Faltou o detalhamento.

Nota final: 840. :)
0

No livro “feios” lançado no ano de 2005, retrata o[…]

Na canção "asa branca"de Luiz Gonzaga, é[…]

Devido ao contexto de formação histórica do Brasil[…]

A série "Uma advogada Extraordinária" na[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.