Avatar do usuário
Por Sabina
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122363
A Constituição Federal de 1988, prevê o direito à saúde para todos. No entanto, essa não é uma realidade da população idosa, uma vez que eles não têm um envelhecimento saudável. Nessa expectativa, note-se que há barreiras que impede o envelhecimento saudável dos idosos. Sob esse aspecto, dois fatores não podem ser negligenciados: o abandono familiar e falta de políticas públicas.

Em primeira análise, é importante ressaltar que o abandono familiar impede o bem-estar da população idosa. Isso, acontece porque, as famílias não dão os devidos cuidados com os idosos, não só com a saúde mas também com o convívio social com as outras pessoas. Nesse contexto, segundo a organização mundial da saúde (OMS), a Saúde é o estado de completo de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença. Sendo assim, é evidente que o abandono familiar faz com que a população idosa sejam isolados da vida social, o que pode provocar danos emocional e desenvolvimento de outras doenças.

Ademais, vale destacar que a falta de políticas públicas impede o envelhecimento saudável. A vista disso, os idosos não têm autonomia dentro da sociedade, na maioria das vezes, as suas vontades não são ouvidas. Nesse sentido, de acordo com o filósofo Platão, o importante não é viver, mas viver bem. Desse modo, fica claro que a falta de políticas públicas faz com que a população idosa não tenha um bem estar social e autonomia nas suas escolhas pessoais contribuindo para as desigualdades sociais e violência contra os idosos.

Portanto, medidas são necessárias para garantir o bem-estar da população idosa. Para isso, o Ministério dos Direitos Humanos deve promover campanha por meios de comunicação, como na Internet, na televisão e no rádio, a fim de informar as famílias sobre a importância de o idosos terem um convívio social. Em acréscimo, cabe o Ministério dos Direitos Humanos em parceria com Governo Federal, deve deve investir em políticas públicas através verbas governamentais com a finalidade de garantir o bem-estar da população idosa que é primordial para o envelhecimento saudável.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122387
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No que diz respeito à estrutura dissertativo-argumentativa, você apresenta uma introdução adequada ao tema, expondo a problemática do envelhecimento saudável da população idosa. No entanto, é importante destacar que falta uma tese clara e objetiva no final da introdução para direcionar o desenvolvimento dos argumentos.

Na argumentação, você aborda dois fatores que impedem o envelhecimento saudável dos idosos: o abandono familiar e a falta de políticas públicas. É válido citar esses aspectos como pontos relevantes para sustentar seu ponto de vista. Entretanto, é necessário desenvolver melhor as ideias e fornecer exemplos concretos ou dados estatísticos para embasar seus argumentos. Além disso, é fundamental estabelecer conexões lógicas entre as partes do texto por meio de recursos coesivos (conectivos), garantindo assim maior fluidez na leitura.

A proposta de intervenção apresentada no último parágrafo possui elementos importantes como a promoção de campanhas informativas pelo Ministério dos Direitos Humanos e investimentos em políticas públicas em parceria com o Governo Federal. No entanto, ela carece de detalhamento sobre quais seriam as ações específicas realizadas nessas campanhas e quais medidas seriam adotadas nas políticas públicas para garantir o bem-estar da população idosa.

Em relação à linguagem utilizada na redação, observei alguns problemas gramaticais como concordância verbal ("faz" deveria estar no plural "fazem") e uso inadequado de conectivos ("a vista disso" deveria ser "à vista disso"). Além disso, é importante evitar repetições excessivas de palavras ou expressões, buscando uma maior diversidade vocabular.

Sugiro que você revise o texto, aprimorando os argumentos com exemplos mais concretos e dados estatísticos relevantes. Além disso, procure desenvolver melhor as ideias em cada parágrafo e utilizar recursos coesivos para garantir a fluidez do texto. Não se esqueça também de elaborar uma proposta de intervenção mais detalhada, especificando as ações necessárias para solucionar o problema apresentado.

Lembre-se sempre de praticar a escrita e ler bastante para ampliar seu repertório sociocultural. Com dedicação e prática constante, você conseguirá melhorar sua redação!
0

No filme 365 dias exibido na plataforma netflix, e[…]

Obesidade Infantil: Uma Questão Crítica de Saúde P[…]

Problemas mentais

O cenário vigente em que estamos vivendo, não só n[…]

Este universo é finito, seus recursos, finitos, é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.