Avatar do usuário
Por joaorocha18
Quantidade de postagens
#139254
Na obra Utopia, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, observa-se que, na realidade contemporânea brasileira, o esporte, enquanto poderoso instrumento de inclusão social, ainda enfrenta barreiras que dificultam seu pleno potencial inclusivo.
Precipuamente, é fulcral pontuar que as dificuldades de inclusão pelo esporte derivam da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de políticas públicas de incentivo ao esporte inclusivo. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população; porém, no Brasil, ainda há escassez de programas eficazes voltados ao esporte para todos. Devido a essa lacuna, muitos jovens em situação de vulnerabilidade permanecem à margem de práticas esportivas que poderiam contribuir para sua inclusão.
Ademais, é imperativo ressaltar a importância do esporte na escola como promotor de inclusão social. Estudos indicam que atividades esportivas em ambientes escolares são fundamentais para a convivência, quebra de preconceitos e o desenvolvimento de competências emocionais e sociais. Partindo desse pressuposto, a falta de incentivo a atividades esportivas inclusivas nas escolas impede que muitos alunos, especialmente aqueles com deficiência ou em situação de exclusão social, participem plenamente do ambiente escolar.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para fortalecer o papel do esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil. Dessarte, para mitigar as barreiras à inclusão pelo esporte, torna-se urgente que o Tribunal de Contas da União direcione capital para programas de esporte inclusivo, coordenados por secretarias de educação e lazer, que fomentem a prática esportiva acessível em escolas e comunidades. Dessa forma, gradativamente, o impacto do esporte na inclusão será ampliado, e o país se aproximará da ‘Utopia’ de More, na qual a coletividade prospera sem exclusão.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    O texto é bem estruturado, mas a proposta de intervenção carece de detalhamento. Poderia especificar como as secretarias implementariam programas inclusivos. A coesão e coerência estão bem trabalhadas e não foram identificados erros gramaticais significativos.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

De acordo com dados de pesquisas realizadas em tor[…]

"Declaração universal dos direitos humanos: t[…]

Segundo Mahatama Gandhi, ativista indiano, "O[…]

Na obra "Banalidade do mal", a filósofa […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.