Ademais, a nação possui o legado da cultura negra enraizado ao longo de toda história. A primeira capital do Brasil está diretamente ligada aos acontecimentos históricos de resistência negra, que ocorreram ao longo dos séculos. Em 1835 a capital baiana foi sede para a Revolta dos Malês, levante de negros que ocorreu em prol a liberdade dos escravos do engenho. Este evento foi homenageado pelo bloco afro "Malê Debalê", que traduzindo para o português, significa "Negros Felizes".
Os blocos afros como um todo, estão diretamente ligados às religiões de matriz africana, tendo suas canções representando suas lutas e sua fé. Embora esses não possuam a representatividade que merecem, levar as ruas sua cultura é uma das formas de preserva-lá representativamente. Além de que, a maioria surgiu durante o contexto da ditadura militar, onde os negros festejavam tentando combater o racismo e o preconceito que sofriam na época.
Portanto, é de extrema importância a promoção de projetos que retratem sobre a cultura afro no sistema de educação do país. Deste modo, é necessário que o Ministério brasileiro da Educação aplique a disciplina "História e cultura afro-brasileira e indígena" no currículo de formação básica desde o fundamental um, de modo que seja reforçado a ideia de preservar a cultura negra no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros principais incluem o uso incorreto de vírgulas, como em "a ser tomado para solucionar uma questão, é tirá-la". Sugestão de reescrita: "a ser tomado para solucionar uma questão é tirá-la". Outro erro está em "em prol a liberdade", que deveria ser "em prol da liberdade". A coesão pode melhorar com conectivos mais claros entre parágrafos. Na proposta de intervenção, detalhar 'meio' e 'finalidade' enriqueceria a argumentação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.