Diante desse cenário, a desvalorização da cultura afro-brasileira representa uma postura retrógrada. Nesse sentido, o escritor Gilberto Freyre, em seu livro "Casa-grande e Senzala", denuncia um povo que não debatia sobre questões sociais, a exemplo do pensamento de inferioridade do negro na época, pois priorizavam o desenvolvimento econômico da época. Nesse contexto, atualmente, essas discussões seriam de extrema importância, dado que a figura preta na sociedade ainda é vista como um povo que, no passado, passou por uma realidade desumana e possuem costumes ruins, tal como a religião e as tradições, e nada além dessas características. Assim, não é razoável essa propagação ideológica em uma nação que almeja tornar-se desenvolvida.
Além disso, o descaso identitário se mostra um obstáculo para o legado cultural. Dessa maneira, Simone de Beauvoir, expoente filósofa francesa, desenvolveu o conceito de "invisibilidade social", que diz respeito ao apagamento sofrido por grupos marginalizados, dentre eles: a herança africana. Sob esse lógica, é visível a presença do "apagamento" de Beauvoir nas tradições africanas, mesmo essas sendo indispensáveis para a construção da identidade brasileira, já que são parte do cotidiano de muitos indivíduos. Logo, enquanto a marginalidade for a norma, a valorização será a exceção.
Portanto, observa-se a necessidade de atenuar a problemática. Dessa forma, o Governo Federal deve criar programas educacionais que ensine a importância da história cultural africana, por meio de palestras, pesquisas e, também, com ajuda midiática, realizar campanha popular como "Nosso Legado". Tais ações visam acabar com o retrocesso ideológico e, consequentemente, dar mais importância e visibilidade para os costumes afro-brasileiro. Com isso, o Brasil se aproximará dos padrões de "país do futuro"de Stefan Zweig.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais incluem "sob esse lógica" (sob essa lógica) e "ensine" (ensinar). Melhore a coesão com conectivos claros. A proposta de intervenção carece de detalhamento; especifique melhor o papel da mídia e das campanhas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.