Por Ivel
Tempo de Registro Quantidade de postagens
⠀⠀É fato que, atualmente no Brasil, com a globalização, a língua portuguesa constantemente enfrenta influências de outros idiomas, tendo muitas vezes palavras desses idiomas adicionadas ao vocabulário dos brasileiros. Essa prática tem o nome de "estrangeirismo", e em muitos casos - quando não há palavra equivalente no português - é algo benéfico aos falantes, contudo, se praticada de maneira exagerada, configura-se como um vício de linguagem.
⠀⠀Inicialmente, ao analisar o estrangeirismo como uma prática necessária, percebe-se que, por influência das culturas de outros países ao Brasil, muitas palavras e expressões acabam por serem "adotadas" ao dialeto das pessoas que primeiro tiveram contato com elas, para assim expressar determinado sentido que o português comum não expressa, ou, caso expresse, é de maneira imperfeita e complicada. Como exemplo: "fitness", usada para indicar uma pessoa e/ou um modo de vida saudável; "lingerie", uma peça de roupa; assim por diante. Todas essas palavrass foram inseridas na língua portuguesa sem alteração gráfica.
⠀⠀Ademais, tendo a adição desnecessária de termos de língua estrangeira no dialeto nacional como foco, nota-se uma grande falta de preocupação do quão prejudicial essa prática é para o idioma brasileiro, visto que esse uso traz um empobrecimento do português, assim como um vício de linguagem. Palavras como "bacon" sendo usada no lugar de "toucinho" e "hall" no lugar de "saguão", na primeira vista essa prática parece inofensiva, mas com o passar do tempo, se muito incorporadas, a língua portuguesa vai acabar perdendo suas palavras e consequentemente sonoridade.
⠀⠀Conclui-se, por fim, que os estrangeirismo onde não existam palavras correspondentes no idioma brasileiro é benéfica, contudo, caso exista, é prejudicial e deve ser evitado para preservar o idioma nacional. Como dizia Ariano Suassuna, professor de português e escritor: "Eu não sou 'aula show', mas sim 'aula espetáculo'. 'Show', de onde venho, é uma interjeição de espantar galinhas", isso claramente é uma crítica ao estrangeirismo. É necessário proteger a língua do país, para que ela não perca suas características.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por Gabriel3241
O texto deveria abordar mais a questão da perda de identidade nacional.
0
Por abiaacs
bom dia, @Ivel,

Seu texto é bom, porém percebo que ele não se configura como dissertativo-argumentativo. Você não apresenta causas e nem consequências a respeito do tema e, muito menos, uma solução. Vou deixar aqui uma série de vídeos, para que você possa entender como funciona esse modelo. Qualquer dúvida, pode entrar em contato pelo meu gmail, lá eu posso te dar um direcionamento melhor.

PLAYLIST COMPLETA:

0
Por Ivel
abiaacs escreveu:bom dia, @Ivel,

Seu texto é bom, porém percebo que ele não se configura como dissertativo-argumentativo. Você não apresenta causas e nem consequências a respeito do tema e, muito menos, uma solução. Vou deixar aqui uma série de vídeos, para que você possa entender como funciona esse modelo. Qualquer dúvida, pode entrar em contato pelo meu gmail, lá eu posso te dar um direcionamento melhor.

PLAYLIST COMPLETA:

Calma, então não posso falar sobre os pontos negativos e positivos de um tema que já NÃO traz uma problemática consigo, mas sim criar uma problemática e além do mais definir causas e consequências para ela?

Necessariamente eu tenho que criar causas e consequências ao invés de apenas argumentar sobre suas benefícios e malefícios?
0
Por abiaacs
boa noite, @Ivel,

O modelo do enem é dissertativo-argumentativo, ou seja, argumentar sobre seu ponto de vista em um determinado assunto. Agora, a construção da redação, geralmente, é feita da seguinte forma: Pontos positivos (no d1) e Pontos negativos (no d2), Causa (no d1) e Consequência (no d2), Pontos negativos em ambos, Causa e Consequência em ambos, existem diversas formas de se fazer uma redação, a questão aqui é que você não deixa claro o que está utilizando. Ao ler sua redação, me pareceu um artigo genérico de um site, pois não há uma pessoalidade implícita.

Antes de fazer uma redação se pergunte: Quais são os impactos que essa problemática causou na sociedade? São bons? São ruins? Quais são as causas para que isso ocorresse? Quais as consequências a longo prazo disso para a população? Quais as formas de solucionar os problemas apontados por mim anteriormente?
A partir disso, escolha o que faz mais sentido pra você e construa sua redação, não se esquecendo de ter obrigatoriamente dois repertórios socioculturais, para validar e dar um caráter de autoridade para suas argumentações, um no d1 e outro no d2.

Outra coisa, os temas do enem não são construídos somente com uma palavra, eles sempre direcionam o aluno para quais vertentes eles querem que se discutam os problemas. Uma forma de exemplificar como esse tema seria pedido no enem é "Quais os impactos provocados pelo estrangeirismo da língua portuguesa no Brasil."

Espero que tenha sanado suas dúvidas. Para um melhor redirecionamento, pode me contatar por gmail. Fique bem! ❤
0
Por Ivel
abiaacs escreveu:boa noite, @Ivel,

O modelo do enem é dissertativo-argumentativo, ou seja, argumentar sobre seu ponto de vista em um determinado assunto. Agora, a construção da redação, geralmente, é feita da seguinte forma: Pontos positivos (no d1) e Pontos negativos (no d2), Causa (no d1) e Consequência (no d2), Pontos negativos em ambos, Causa e Consequência em ambos, existem diversas formas de se fazer uma redação, a questão aqui é que você não deixa claro o que está utilizando. Ao ler sua redação, me pareceu um artigo genérico de um site, pois não há uma pessoalidade implícita.

Antes de fazer uma redação se pergunte: Quais são os impactos que essa problemática causou na sociedade? São bons? São ruins? Quais são as causas para que isso ocorresse? Quais as consequências a longo prazo disso para a população? Quais as formas de solucionar os problemas apontados por mim anteriormente?
A partir disso, escolha o que faz mais sentido pra você e construa sua redação, não se esquecendo de ter obrigatoriamente dois repertórios socioculturais, para validar e dar um caráter de autoridade para suas argumentações, um no d1 e outro no d2.

Outra coisa, os temas do enem não são construídos somente com uma palavra, eles sempre direcionam o aluno para quais vertentes eles querem que se discutam os problemas. Uma forma de exemplificar como esse tema seria pedido no enem é "Quais os impactos provocados pelo estrangeirismo da língua portuguesa no Brasil."

Espero que tenha sanado suas dúvidas. Para um melhor redirecionamento, pode me contatar por gmail. Fique bem! ❤

Mt obrigado, essa parte das perguntas ajudou mt, vou levar comigo, mas não é redação para o Enem e sim para o Banco do Brasil
0
Por abiaacs
Então, @Ivel, recomendo que você coloque em alguma parte do seu texto para qual banca você está escrevendo, pois assim a correção será mais justa!
0
Por Ivel
abiaacs escreveu:Então, @Ivel, recomendo que você coloque em alguma parte do seu texto para qual banca você está escrevendo, pois assim a correção será mais justa!

Anotado.

Irei escrever uma agora e msm e farei isso, obg denovo
0

A herança africana é um dos pilares fundamentais d[…]

A lei de diretrizes e bases estabelece que as aval[…]

Capitalismo

O capitalismo é um sistema econômico que se caract[…]

Na série Black Mirror, produzida pela Netflix em 2[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.