Dentro desse cenário, torna-se fulcral analisar a ineficiência estatal. Sobre isso, o sociólogo Bauman afirma que as instituições zumbis são aquelas a qual não deixaram de existir, mas não cumprem com a sua função social. Percebe-se, então, que o Estado é um exemplo dessa alusão, haja vista que deixa de se alinhar a política sustentáveis, nas quais busque crescimento econômico e social, mas sem haver a degradação ambiental. Dessa forma, fica evidente a incompetência governamental e como, apesar das garantias de 1988, as instituições brasileiras seguem frágeis.
Além disso, outro fato importante é como a sociedade lida com crise. Essa perspectiva é analisada na obra “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, na qual uma epidemia de cegueira revela o colapso das relações humanas. Tal metáfora retrata como a falta de consciência coletiva contribui para a degradação moral social, realidade semelhante ao que ocorre no território nacional perante a banalização da destruição do meio ambiente, uma vez que não foram educados sobre a sua preservação. Dessa maneira, evidencia-se que a passividade da coletividade contribui para o esgotamento dos recursos naturais.
Urge, portanto, a criação de alternativas para mitigar o impasse citado. Para isso, o governo federal e o poder legislativo devem criar políticas públicas em harmonia com a natureza. Paralelamente, o Ministério das Comunicações o Ministério da Educação devem incentivar o engajamento social, mediante propagandas e práticas pedagógicas voltadas para o ensino da conservação de espaços naturais. Essas ações têm a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de norma: muitos trechos com grafias/imprecisões (ex.: “fulcral”, “de cegueira” com espaço, “deve incentivar”/“devem” sem concordância, uso incorreto de vírgulas/acentos). Sugestão: revisões como “fulcral” → “fundamental”, corrigir espaçoo em “cégeira”, usar “não cumprem sua função” e “Paralelamente, o Ministério da Comunicações e o Ministério da Educação”. Coerência: conectivos pouco variados; reorganizar com conectores (além disso, entretanto, portanto). Intervenção: apresente agente, ação, meio e finalidade de forma explícita: “O governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, deve criar políticas públicas (ação) com educação ambiental (meio) para alcançar desenvolvimento sustentável (finalidade).”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.