Avatar do usuário
Por tainaraalves
Quantidade de postagens
#141428
Na obra Pequeno Manual Antirracista, a filósofa Djamila Ribeiro discute como a marginalização histórica impacta a valorização da cultura afrodescendente. No Brasil, essa realidade se reflete na valorização insuficiente da herança africana, um problema que persiste devido ao racismo estrutural e à falta de representatividade midiática. Diante disso, torna-se imprescindível discutir as raízes dessa questão e possíveis soluções para mitigar seus impactos.
Em primeiro lugar, a permanência da desvalorização da cultura africana está associada ao racismo estrutural. Conforme o sociólogo Kabengele Munanga, a marginalização cultural ocorre por meio da invisibilização da história negra. No Brasil, essa realidade se manifesta na pouca ênfase dada às contribuições africanas nos currículos escolares. Como consequência, a população enfrenta um apagamento identitário, o que reforça a urgência de medidas eficazes para contornar essa problemática.
Além disso, a falta de representatividade midiática contribui para a persistência da desvalorização da herança africana. Segundo Stuart Hall, a mídia molda identidades e imaginários sociais. Isso se evidencia na realidade brasileira, onde as produções culturais negras são frequentemente estereotipadas ou pouco divulgadas. Assim, enquanto não houver um esforço para ampliar narrativas diversas na mídia, o cenário tende a se agravar.
Portanto, é fundamental que medidas sejam adotadas para enfrentar a desvalorização da herança africana. Para isso, o Ministério da Educação deve implementar políticas educacionais que garantam o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, por meio de materiais didáticos mais representativos, a fim de fortalecer o reconhecimento da cultura negra na sociedade. Além disso, as plataformas de mídia podem contribuir com a ampliação da representatividade negra em produções audiovisuais, promovendo conteúdos que valorizem a cultura afrodescendente. Dessa forma, será possível minimizar os impactos da desvalorização da herança africana e construir uma sociedade mais inclusiva.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta domínio da norma-padrão, sem erros gramaticais significativos. No entanto, o texto foge do tema "Estrela" e se concentra na desvalorização da cultura africana, impactando a Competência 2. A argumentação é bem estruturada e coerente (C3), com uso adequado de conectivos (C4). A proposta de intervenção é completa e detalhada. Para melhorar a aderência ao tema, sugere-se reescrever partes do texto para relacionar o conceito de "estrela" à discussão central.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Na música "Construção", o autor Chico Bu[…]

De acordo com dados de pesquisas realizadas em tor[…]

"Declaração universal dos direitos humanos: t[…]

Segundo Mahatama Gandhi, ativista indiano, "O[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.