Avatar do usuário
Por nicollecarv
Quantidade de postagens
#133888
O filme "UP-Altas Aventuras" retrata a vida de Carl, um homem de 78 anos recém viúvo, que mora em uma casa rodeada de vizinhos preconceituosos que querem manda-lo para o asilo. Além do contexto do filme, a realidade é a mesma, visto que as pessoas de idade mais avançadas são vistas como inferiores e não são tratadas com o devido respeito. Com isso, é necessário entender como os problemas de falta de empregabilidade de pessoas de maior idade e a baixa repercussão midiática sobre o preconceito etário são fatores que propulsiona e contribuem para a permanência desse viés na sociedade.
Diante desse cenário, é essencial versar em como o etarismo (preconceito contra pessoas com base na sua idade) está presente na consciência geral dos cidadãos. Isso é evidenciado pela baixa presença desse grupo social no mercado de trabalho. De acordo com a BBC News, pessoas com mais de 50 anos tem maior dificuldade para conseguir uma oportunidade de trabalho. Isto ocorre devido ao preconceito dos empregadores, por conceberem que esse grupo é inapto para exercer a função designada, embora a idade biológica (com base na aptidão física, mental e emocional) seja a que deveria ser analisadas por eles, e não apenas a cronológica (apresentada no RG) já que juventude não é sinonimo de vitalidade e força, porque muitos jovens podem não exercer tão bem determinada ação que alguém de idade superior faria.
Além disso, outro fator que propulsa essa problemática é a invisibilidade midiática sobre as consequências do etarismo no contexto atual do país. Segundo o sociólogo Karl Marx na teoria "Silênciamento dos Discursos", alguns temas são omitidos a fim de ocultar as mazelas da sociedade. Isto é notório no quão pouco se noticiam sobre o esteriótipo de que pessoas mais velhas são inutilizáveis para a sociedade produtiva, mesmo que exista uma lei que pune essa prática de discriminação ( Artigo 96 da Constituiçao Federal), isso ainda é um problema que rege o Brasil, já que poucou se veiculam essa informaçao para a mídia que é privada de conhecimento de seus direitos e deveres como cidadão. Logo, é imprescindível a adoção de medidas que amenizem essa mazela.
Portanto, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, órgão responsável pela proteção dos diretos humanos, a criação de políticas públicas. Isso far-se-á por meio da promoção de veículos midiáticos a fim de propagar informações sobre o etarismo e suas consequências, para que as pessoas de maior idade saibam de seus direitos, além de garantir o real cumprimento da lei que punem os agressores. Tudo isso com o objetivo de aproximar-se de uma realidade livre do preconceito etário e de suas sequelas na contemporaneidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O conceito de cidadania, que remonta às antigas Po[…]

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.