Primeiramente, é preciso compreender os benefícios desses princípios antes de mensurar os impactos devidos ao seu enfraquecimento. De acordo com Bourdieu, a violência simbólica ocorre quando há uma naturalização das desigualdades entre as classes, nas quais a mais forte impõe seus valores à mais fraca, bem como impede sua participação plena em meio à sociedade. Nesse sentido, a busca pela justiça e pela ética engendram efeitos positivos, orientando o comportamento de todos para o bem comum e para o respeito aos direitos, contanto que haja uma real participação estatal.
No entanto, o que se percebe é a omissão do Estado, que se encontra muito mais relacionado à ótica do racionalismo instrumental, pensado por Theodor Adorno. Em tal panorama, o homem é visto como um meio para se atingir fins econômicos, de modo que o individualismo e o consumo moldam uma identidade volátil, que vai ao encontro da modernidade líquida de Bauman. Assim, abandonam-se os conceitos de ética e de justiça ou fazem com que passem por uma relativização. Isso prejudica o fortalecimento das relações humanas, despontado pelo efeito bolha de Byung-Chul Han, uma vez que a mídia também absorve essa lógica estatal ao vincular pessoas a conteúdos personalizados, afetando a viabilidade de debates com ideias plurais.
Logo, conclui-se com a necessidade de um real comprometimento do Estado para o estabelecimento desses princípios extremamente importantes para o desenvolvimento de uma comunidade saudável. Para tanto, programas de conscientização e incentivo voltados aos agentes políticos são meios eficazes de se atingir tal objetivo, a fim de que ocorra a estabilidade das nações, bem como a confiança do povo para com seus governantes.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta um domínio excelente da norma-padrão, sem erros gramaticais. O tema 'Ética e justiça' é bem explorado, utilizando referências teóricas relevantes (Bauman, Bourdieu, Adorno e Byung-Chul Han) para embasar a argumentação. As ideias são bem organizadas e conectadas, garantindo uma progressão lógica efetiva. A proposta de intervenção é pertinente e inclui todos os elementos necessários, porém, poderia ter sido mais detalhada, especialmente nos programas de conscientização e incentivo aos agentes políticos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.