Avatar do usuário
Por Lyh
Quantidade de postagens
#122277
A evasão escolar pode ser classificada como o abandono estudantil motivado por diferentes causas. Esse tema é frequente nos debates educacionais brasileiros há tempos e entender os motivos para ele ser uma constante pode ser um primeiro passo para buscar diferentes soluções para a temática. Segundo uma pesquisa realizada recentemente pelo Unicef, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no território nacional.
O aumento da evasão escolar durante a pandemia-19, o atraso nos conteúdos, a violência em geral na sociedade, o aumento do desemprego e a volta da fome ao patamar dos anos 1990 são alguns dos fatores que impactam também no aumento das tensões em sala de aula de acordo com especialistas. "A escola nada mais é que o reflexo de uma sociedade que apresenta problemas agudos. O aumento da fome é claro que nós sabemos que essa fome atinge no processo educativo e atinge também no processo de violência, não só escolar.[...] Fortalecer o papel social da escola neste momento é criar vínculos" - apontou o presidente da CE, numa audiência pública.
É notório que o cenário pandêmico contribuiu para o aumento da evasão escolar, isso aconteceu, segundo a professora, “pois houve uma perda de vínculo da escola com os estudantes e suas famílias”. A falta de acesso à internet afetou a continuidade do estudo desses indivíduos, já que as instituições de ensino não estavam preparadas para fornecer a educação com uma base remota — cenário que nunca foi presente ou necessário no País até então. Existem vários motivos que contribuem para com a evasão escolar como o aumento das despesas básicas em casa com comida e contas a pagar e até mesmo a necessidade do jovem trabalhar mais cedo são fatores desencadeados pela condição financeira em casa e levam à evasão escolar, a falta de participação e incentivo das famílias, o bullying(O preconceito e discriminação vivido pelo aluno dentro da escola pode tornar este ambiente totalmente desagradável e nada motivador, fazendo com que ele deixe de frequentar as aulas.), as falhas escolares (falta infraestrutura, grade curricular e metodologia ultrapassadas, professores desmotivados/desatualizados e etc.) e entre outros fatores.
Para prevenir e combater a evasão escolar, gestores e professores devem estar atentos e agir ao primeiro indício de evasão. A equipe pedagógica deve estar atenta ao padrão de faltas dos alunos para compreender melhor como orientá-los e também aos seus responsáveis, a escola deve fazer uma análise precisa dos alunos que pararam de frequentar as aulas e entender seus motivos, devem atender os estudantes que sentem dificuldade no aprendizado, os professores devem ser incentivados, é fundamental que o elo entre escola e responsáveis seja fortalecido. A escola deve ser vista como um caminho para a realização pessoal e profissional, não como um ambiente que oferece perigo e o ameaça.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O livro Pedagogia da Autonomia escrito por Paulo F[…]

Observando o cenário atual de nossa sociedade, per[…]

A saúde pública no Brasil é um benefício do minist[…]

A sociedade brasileira enfrenta, desde o começo de[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.