Avatar do usuário
Por Alvimar
Quantidade de postagens
#129355
O estatuto da criança e do adolescente (ECA), visa a garantia dos direitos dos menores. Em conta ponto é perceptível que em diversos locais de aprendizado, a evasão escolar é algo preocupante no Brasil. Com isso, é válido ressaltar diversos pontos de discussões sobre tal problemática, como a desigualdade social e a falta de apoio escolar e familiar na trajetória de formação do indivíduo.
Em primeira análise, vale evidenciar que a disparidade social presente no Brasil auxilia para a problemática discutida, afetando os alunos no âmbito escolar em diversos extremos. Nesse cenário, a dificuldade na vida particular influência na evasão escolar do aluno, onde na maioria das vezes precisa escolher entre o trabalho ou o estudo, os fazendo abandonar a escola para sua sobrevivência, mesmo que com uma idade inferior. Segundo o ECA, o direito a educação tem o objetivo a promoção do desenvolvimento da criança e do adolescente em meio a cidadania, no entanto, a desigualdade social impede o cumprimento desse direito proposto.
Paralelo a isso, outro ponto prejudicial vem sendo a falta de apoio tanto no ambiente escolar, quanto no familiar. Desse modo, a escapatória prevista para tais alunos é o distanciamento de várias áreas de formação por não terem empenho ou oportunidade em continuar em busca de aprendizado. De acordo com a UNICEF, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não frequentam a escola no território nacional. Com base nisso, é nítido a situação que o Brasil enfrenta na missão de manter esses juniores no caminho estudantil atualmente.
Diante dos argumentos mencionados, é de mera importância que além do Ministério da Educação, agir em prol dos alunos e professores para uma melhora no âmbito escolar, mas também o Ministério da Economia, no incentivo financeiro em locais carentes, onde haverá um auxílio para tais famílias. Assim, na junção com a sociedade, os direitos desses jovens poderão ser respeitados e vir a mitigar a evasão escolar no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Alvimar
Quantidade de postagens
#129379
@besourokafka
@AnaClara13
@Flicker2307
@Amandx193
@lais458
@Triny206
@Castro45
@ta20
@Caiunao
@Higorvaz
@juliapalhao
@andreia567
@Sabina
Será que alguém poderia me ajudar revisando minha redação por gentileza? Agradeceria muito a ajuda. Após a revisão, se pudessem destacar os principais erros encontrados no texto, preferencialmente em ordem de importância, e indicar áreas que precisam de melhoria, eu agradececeria muito. Desde já agradeço!
0
Avatar do usuário
Por Amandx193
Quantidade de postagens
#129383
Olá!! Analisei a sua redação e concluí que você está indo muito bem! Mas gostaria de deixar algumas observações e dicas para você melhorar na hora de produzir a sua redação:

1. Tenha cuidado com a linguagem informal na hora de redijir sua redação. Na sua introdução, por exemplo, vi que você utilizou a expressão "Em conta ponto". Na língua portuguesa essa expressão está errada, o correto, portanto, é "Em contraponto" ou "Em oposição".
2. Ademais, observei mais dois erros gramaticais como "a dificuldade na vida particular inluência na vida [...]" e "o direito a educação tem o objetivo [...]". Na primeira frase, o erro está no acento circunflexo na palavra "influência", visto que, nessa frase, ela se trata de substantivo, sendo que o correto, na frase, seria verbo. Ok?!
Na segunda frase, vê-se também um outro erro: a ausência da crase. O correto, portanto, seria "o direito à educação tem o objetivo [...]".
3. Observei a sua proposta de intervenção e não consegui identificar mais do que o agente de intervenção e, sutilmente, a ação. Lembre-se que o ENEM exige uma proposta de intervenção COMPLETA. Isto significa que você precisa trazer:
• Agente de intervenção (Quem?)
• Ação (Como?)
• Meio/modo (Por meio de quê?)
• Finalidade (Para quê?)
• Detalhamento
Por isso, é importantíssimo que você traga cada um de forma explícita na sua conclusão.
4. Ausência da tese na conclusão. O ENEM passou a exigir a RETOMADA da tese, brevemente, na sua conclusão. Sendo assim, recomendo-lhe que retome-a no primeiro período da sua conclusão, isto é, no seu tópico frasal.


No ENEM, você provavelmente tiraria uma nota mais alta do que a que eu te dei, aproximadamente 700 ou 740 pontos. Porém, fui mais rigorosa para que você possa melhorar, ok?! Beijos!
0
Avatar do usuário
Por Triny206
Quantidade de postagens
#129386
@Alvimar
Olá ,meu bem! Posso sim revisar sua redação e sugerir melhorias para ela. Você aborda o tema de forma clara e relevante, mostrando um bom domínio da língua portuguesa. No entanto, sempre há espaço para melhorias, especialmente em termos de revisão gramatical, inclusão de exemplos específicos e dados estatísticos. Aqui estão algumas sugestões de melhorias para a sua redação:

1. **Gramática e pontuação:** Certifique-se de revisar a redação para corrigir eventuais erros gramaticais e de pontuação, garantindo que o texto esteja claro e coeso.
2. **Exemplos específicos:** Adicione exemplos específicos ou casos reais de evasão escolar no Brasil para ilustrar melhor os pontos que você está discutindo. Isso pode tornar a redação mais convincente e envolvente para o leitor.
3. **Dados estatísticos:** Inclua dados estatísticos atualizados, se disponíveis, para respaldar suas afirmações sobre a evasão escolar no Brasil. Isso ajuda a dar credibilidade aos seus argumentos.
4. **Conclusão forte:** Reforce suas principais ideias na conclusão, destacando a importância de abordar a evasão escolar e sugerindo medidas concretas para enfrentar o problema.

Espero que isso te ajude! Um bom trabalho e uma ótima escrita para você! Com certeza com essas melhorias você irá arrasar no Enem 💪🏻🍷 beijosss!
0
Avatar do usuário
Por Alvimar
Quantidade de postagens
#129389
@Amandx193, @Triny206,
Muito obrigado pela correção, me ajudou bastante a compreender os meus erros, tenho certeza que vou melhorar. Obrigado novamente :)
0
Avatar do usuário
Por Flicker2307
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#129413
Olá! Vou fazer uma breve análise do seu texto, visto que já foi corrigido.

No trecho "O estatuto da criança e do adolescente (ECA), visa a garantia dos direitos dos menores." você deveria ter especificado o direito à educação, já que ele está intimamente relacionado ao tema.

Na parte "Nesse cenário, a dificuldade na vida particular influência na evasão escolar do aluno, onde na maioria das vezes precisa escolher entre o trabalho ou o estudo, os fazendo abandonar a escola..." existe um erro de concordância. "os fazendo" não concorda com a sua referência "do aluno". O certo seria "o fazendo".

"Diante dos argumentos mencionados, é de mera importância que além do Ministério da Educação..." -> "mera" é uma palavra que significa algo simples, insignificante. Tome cuidado ao usar palavras assim, isso pode distorcer o sentido do seu texto.

Bem, esses são outros detalhes que observei além do que foi dito pelas outras correções. Assim como elas, recomendo que revise seu texto para corrigir inconsistências e erros de ortografia e concordância. Você escreve bem, mas fique atento a esses pontos.

Te desejo uma ótima escrita, até mais!
0
Negros no Topo

Em pleno século XXI, ainda se fala sobre "Des[…]

herança africana

A colonização brasileira foi violenta e baseada na[…]

A Fome no brasil.

No que concerne a fome no brasil é um problema não[…]

Enem 2024

A Constituição Federal de 1988 é o principal instr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.