Antes de tudo, percebe-se um evidente descaso do governo quanto ao abandono escolar. Mesmo garantido na Constituição de 1988, o direito à educação universal e igualitária não se concretiza na prática, principalmente no que diz respeito ao suporte necessário ao aluno em vulnerabilidade. Como resultado, a falta de apoio para a família e para o estudante acaba gerando prejuízos sociais e financeiros no presente e no futuro, agravando, assim, a evasão escolar.
Além disso, é cabível ressaltar que tais desigualdades sociais também impactam no desempenho acadêmico. Nesse sentido, conforme a filósofa Hannah Arendt, "A educação é uma das bases para a formação humana e para o direito à dignidade". Todavia, essa visão não se efetiva na realidade, pois a ausência de apoio familiar e governamental leva à desmotivação, dificuldades de aprendizagem e, muitas vezes, ao abandono dos estudos, perpetuando o ciclo de desigualdade e vulnerabilidade.
Portanto, cabe ao Estado investir uma maior parcela do PIB na educação para combater a evasão escolar. Essa ação deve ocorrer por meio do Ministério da Educação (MEC), órgão responsável por elaborar planos e políticas públicas, que devem garantir suporte material e psicológico aos alunos, proporcionando um ambiente de aprendizado saudável e inclusivo. Assim, será possível reduzir os impactos causados pela omissão governamental e promover o desenvolvimento social.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros de norma: uso de “impactam no desempenho” (ideal: “impactam o desempenho”), “é cabível ressaltar” (expressão pouco precisa), pontuação/fluidez em alguns trechos e pequena repetição de termos. Sugestão: revisar para: “Além disso, desigualdades sociais também afetam o desempenho acadêmico. Nesse sentido, conforme Hannah Arendt...”. Coesão: embora haja conectivos, a progressão poderia ser mais clara entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão; use conectivos de resumo/contraste. Intervenção: ampliar a proposta com detalhes: agente (Estado, MEC, redes municipais), ação (aumentar financiamento específico por ano, implantação de programas de apoio psicológico e de acolhimento), meio (transferência de recursos, criação de equipes multiprofissionais), finalidade (reduzir evasão, assegurar direito à educação). Exemplo de reescrita de conclusão: “Cabe ao Estado, via MEC, investir X% do PIB em educação de qualidade, com apoio psicossocial e acompanhamento escolar, para reduzir a evasão e promover inclusão social.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.