Avatar do usuário
Por micheleso
Quantidade de postagens Doações
#160382
Segunda a Agenda 2030 da ONU, que visa alcançar educação de qualidade e completa para todos. Entretanto, no Brasil, tal objetivo não está sendo cumprido, visto que muitos jovens ainda evadem a escola, o que gera um aumento no desemprego, no alfabetismo e nas desigualdades sociais. Nesse contexto, observa-se a necessidade de implementar políticas públicas inclusivas e de fortalecer a educação a fim de incentivar o retorno dos jovens à instituições de ensino.
Diante desse cenário, a invisibilidade institucional continua aumentando no âmbito escolar, visto que o Estado frequentemente ignora demandas urgentes da população, deixando o projeto educacional fora da agenda política. Cecília Meirelles, escritora brasileira, refletia em suas crônicas sobre formas de silêncio que expressam abandono e omissão como silencio institucional Diante dos problemas sociais. No entanto, isso ocorre devido à ausência de uma política educacional efetiva no ambiente escolar, comprementendo o futuro dos adolescentes. Esse cenário por sua vez, contribui para o aumento do desemprego no país. Isso reforça a desvalorização da aprendizagem, como alerta Cecília Meirelles em suas crônicas, ao refletir sobre forma de silenciamento que expressam vazios e negligência diante dos problemas sociais.
Além disso, a ausência escolar é gerada devido à negligência educacional, já que o estudante se ausenta da rede pública por falta de recursos financeiros familiares, isso resulta na situação precária da alfabetização. Paulo Freire, filósofo brasileiro, fala sobre a necessidade de incluir mais educação na sala de aula e também sobre a importância do Estado acompanhar a vida do aluno. Com isso, fica evidente que, se o jovem não permanecer na instituição de ensino, futuramente seu desempenho acadêmico será prejudicado. Esse cenário perpetuam a desigualdade escolar e faz com que o ambiente educacional se torne desvalorizado. Tal realidade intensifica a evasão escolar, refletindo a abordagem de Paulo Freire.
Portanto, são essenciais medidas educacionais capazes de manter o estudante na escola. O Ministério da Educação deve promover projetos estudantis envolvendo profissionais e alunos, a fim de garantir uma educação de qualidade. Tal projeto pode destacar a importância dos estudantes concluírem seus estudos. Paralelamente, o Estado precisa financiar campanhas nos meios de comunicação, que abordem a problemática da evasão escolar, especialmente por meio das redes sociais, as quais estudantes acessam com frequência, com a finalidade de acabar com o abandono escolar. Assim, será possível colocar em prática o que propõe a Agenda 2030 da ONU.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
540
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Redação UFGD 2026

Na série "Anne with an E", adaptação lit[…]

Na obra musical “Young and Beautiful” da cantora a[…]

No passado, era muito comum ver idosos chegando ao[…]

A perspectiva acerca do envelhecimento na sociedad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.