Nesse viés, cabe a análise da omissão governamental. Segundo o filósofo Zygmunt Bauman, uma “Instituição zumbi” é aquela que existe fisicamente, mas deixou de cumprir o seu papel. Sob essa ótica, o Estado brasileiro age como uma “Instituição Zumbi”, uma vez que, não há uma mobilização real para combater a exploração sexual e como consequência, há um aumento no número de vítimas todos os anos. Prova disso é um dado estatístico levantado no ano de 2023, que indicou uma elevação na quantidade de denúncias em 77% em relação ao ano anterior. Desse modo, essa situação deixa inúmeras sequelas na população infantil.
Além disso, deve-se pontuar a visão social sobre o problema. No documentário “Um crime entre nós”, é retratado o dia-a-dia de crianças e adolescentes que são submetidas a abusos em pequenos hotéis e bares, enquanto outras pessoas ao redor apenas assistem à situação, sem tomar nenhum tipo de posicionamento contra e, em sua maioria, culpam as vítimas. De fato, esse comportamento pode ser observado na população brasileira devido a valores enraizados na sociedade, como a falta de responsabilização dos autores desses crimes sexuais, que ficam impunes enquanto as vítimas sofrem as consequências como doenças sexualmente transmissíveis, hematomas e gestações de risco para a pessoa que gesta e para o feto. Logo, fica nítida a relação entre a perpetuação desse cenário e o olhar do corpo social.
Portanto, é imperativo combater a exploração sexual infantil no Brasil. Para tanto, cabe ao Governo Federal, em ação conjunta ao Ministério da Educação, implementar nas escolas e creches a educação sexual, por meio de livros e aulas que ensinam, conforme a faixa etária, sobre consentimento e órgãos íntimos de forma didática, para quebrar tabus sobre o corpo humano e instruir as crianças a identificarem e denunciarem possíveis abusos. Somente assim, será possível afastar os acontecimentos retratados no filme “Sonhos Roubados” da realidade do Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Competência 1: O texto apresenta pequenos deslizes na pontuação, como o uso de vírgula após "vez que" na frase "uma vez que, não há" e a falta de paralelismo em "pela pessoa que gesta e para o feto." Sugestão: "uma vez que não há" e "para a pessoa que gesta e para o feto."
Competência 2: O tema foi abordado de forma abrangente e dentro da estrutura dissertativa-argumentativa.
Competência 3: Os argumentos são claros e bem-estruturados, com apoio de filmes e dados.
Competência 4: Uso efetivo de conectivos, assegurando coesão e coerência.
Competência 5: Proposta bem delineada com todos os elementos presentes. Para detalhamento, poderia incluir formas específicas de implementação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.