Um povo deslocado de sua terra natal apenas para ser escravizado, humilhado e explorado é a principal tema da tão famosa novela "Escrava Isaura" famosa não apenas no Brasil como em outros partes do mundo.
No que se refere, o Brasil sempre foi um país bem acolhedor e multicultural, usufruindo da cultura e costumes de outros países. Paralelamente, existe um tabu do qual precisa ser quebrado, afinal o Brasil sempre soube valorizar as culturas de outros lugares, contudo nunca soube valorizar as heranças de uma cultura que existe desde a época da escravidão. No entanto, artistas e cantores como Bacu, exu dos blues, valorizam a suas origens, através da arte Bacu com suas letras carregadas de emoções, de emancipação, de realismo e preconceitos, não deixando assim a cultura afro-brasileira morrer. Dessa forma, expressões estão enraizadas no cotidiano brasileiro seja nas danças, seja nos pratos típicos, na religião, nas músicas, nas artes, nas ruas a herança africana vive livre, porém poucos conseguem contemplar essa riqueza, contudo, isso pode mudar assim como o ativista norte-americano Martin Luther king entendia "Toda hora é hora de mudar", uma voz calada por buscar direitos inatos e por representar um povo oprimido.
Afim de mudar e principalmente dar o devido valor, o governo deve criar uma lei, lei essa que enfatiza cultura africana, merecedora de um feriado nacional e uma semana inteira para enaltecer essa herança, seja nos museus, seja na televisão, seja na rua. Além disso, abordando o assunto nas escolas como incentivo para novas gerações, criando festivais exclusivos, mostrando toda uma história para esses alunos, parafraseando o filósofo grego Epicteto: "Só a educação liberta"
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta erros gramaticais como "a principal tema" que deve ser corrigido para "o principal tema", e "Bacu, exu dos blues" que deveria ser escrito com a inicial maiúscula em "Exu". O uso de conectivos é inadequado, como em “No entanto” seguido por “contudo”, criando redundância. Sugiro reescrever o parágrafo final para maior clareza e coesão. A proposta de intervenção está completa e bem articulada com a discussão do texto.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.