A princípio, a omissão estatal é efetivamente responsável pela educação ambiental no país. Embora a Lei N°225, na teoria, assegure que todos temos permissão ao meio ambiente sustentável, na prática, a realidade é outra já que o poder público e à coletividade não estão defendendo de maneira correta a natureza. Exenplo real dessa fragilidade é o que acontece com os cidadõs que sofrem com as enchentes em suas residências devido as mudanças climáticas, evidenciando o quanto esses mecanismo são eneficazes em seu papel de assegurar os direitos dessa parcela populacional.
De outro modo, a irresponsábilidade social também sustenta o problema no Brasil. Para o filósofo Jean Jacques Rousseau," o ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe,"- pensamento que evidência, o homem não cresce ganancioso mais tende a torna-se pelo comportamento da população. Essa teoria é comprovada atráves dos dados das Organizações das Nação Unidas (ONU) (2021), dos quais comprovam que mais de 40% das catástrofes naturais as pessoas são responsáves. Essas taxas demostram que esse percentual sempre estará envolvida ecônomicamente, o que, por sua vez exige uma intervenção das autoridades competentes.
Nota-se, portanto, a urgência de propor uma solução a essa problemática. Urge, pois, que o Minísterio de Meio Ambiente e Mudança do Clima ( entidade de maior representação desse segmento), em conjunto com as Secretarias estaduais de meio ambiente, elabore um projeto de conscientização direcionado ao combate imediato da falta de letramento ambiental na sociedade. Tal iniciativa deverá ser inplementada por meio de recursos repassados pelo Governo federal, e terá como finalidade o conhecimento dessa área. Paralelamente, É dever do Estado, através de Instituições como escolas a promoção de palestras para alertar sobre esse determinado assunto.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Para melhorar o texto, sugiro revisar os erros gramaticais mencionados para garantir clareza. Por exemplo: reescrever "inpedindo" para "impedindo". Além disso, aprofunde a argumentação sobre letramento ambiental com exemplos práticos ou dados específicos que ilustrem sua importância. Tente organizar melhor as ideias utilizando conectores lógicos: ao invés de “De outro modo”, considere usar “Além disso” ou “Por outro lado”. Finalmente, detalhe mais sua proposta: especifique quais temas seriam abordados nas palestras para torná-las mais impactantes.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.