Avatar do usuário
Por Jamile382
Quantidade de postagens
#142164
Na produção teórica de Milton Santos, enxergamos uma teoria geográfica do espaço, um conjunto coerente que nos permite ultrapassar a forma e compreender a essência, a estrutura e os processos, as formas-conteúdo. A elaboração de novos conceitos e categorias foi deveras frutífera e reclama ainda muita reflexão. Abordando questões como a influência do território sobre as pessoas, Milton revolucionou o estudo da geografia no País.
Diante desse cenário, convém analisar a ineficiência do poder executivo e direito das pessoas às ações políticas para a perpetuação desse problema. Segundo a reportagem da Agência do Brasil, a disputa territorial entre Venezuela e Guiana Essequiba, é um exemplo clássico de conflito de fronteiras que ainda não foi resolvido, e continua a ser um tema de tensão entre os dois países. Violando a teoria da geopolítica defendida por Milton Santos.
Ademais, é de grande importância entender a maneira como a negligência estatal interfere na problemática. O sociólogo estadunidense Immanuel Wallerstein argumenta que as disputas territórios são uma forma de resistência às estruturas de poder globais, onde os grupos marginalizados (excluídos) buscam reivindicar seus direitos e territórios. Logo, essa "marginalização" mencionada por Wallerstein contribui para o sustento da contestação dificultando a promoção de mudanças que possam descontraído esses estigmas.
Portanto, é imperativo que medidas sejam tomadas para combater tanto a ineficiência do poder executivo quanto a negligência estatal que perpetuam esse revés. Desse modo, o governo federal, responsável pela garantia de direitos, deve implementar políticas públicas mais robustas que garantam a acessibilidade em todas as esferas cotidianas, por meio da ampliação de investimentos e da fiscalização rigorosa do cumprimento das leis já existentes, a fim de que haja união entre países no corpo social, objetivando reduzir as disputas. Concomitantemente, as grandes mídias devem elaborar campanhas informativas, por intermédio de vídeos, programas e propagandas, com o intuito de formar países mais empáticos, diminuindo, por conseguinte, os conflitos desde a base.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
680
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta erros como "disputas territórios" em vez de "disputas territoriais", e "descontraído" em um contexto inadequado. A redação carece de coesão, especialmente na ligação entre os parágrafos sobre Milton Santos e a disputa entre Venezuela e Guiana Essequiba. Sugere-se introduzir conectivos para melhorar o fluxo das ideias. A proposta de intervenção é bem estruturada, com todos os elementos presentes e detalhamento adequado no papel do governo federal.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A constituição federal de 1988, norma que rege a s[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

A música "geração coca-coca" cantada por[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.