Avatar do usuário
Por KauhanyS
Quantidade de postagens
#137039
Na década de 1500, auge da colonização portuguesa sobre o Brasil, observava-se a chegada dos europeus pelo litoral, sua exploração se estendeu pelo território migrando principalmente para o que hoje, se entende como sudeste. Sendo assim, as regiões mais ao norte do país obtiveram uma colonização tardia cooperando para o desafio que é reduzir a desigualdade entre as zonas brasileiras. Neste prisma, essa problemática decorre da necessidade de geração de renda do sistema capitalista e do investimento superior nas regiões que com influência no PIB do país.

Em uma primeira análise, o modelo capitalista assim como qualquer outro sistema socioeconômico visa a geração de lucro, no entanto, sua diferença se encontra ao concentrar a maioria dessa renda nas mãos de uma minoria, esse liberalismo econômico é visto como o ideal. Semelhantemente, Thomas More em seu livro Utopia, idealiza um mundo de perfeição econômica, mas se afasta da realidade ao pautar em sua narrativa o modelo socialista como o responsável por esse feito. No entanto, observa-se que ambos os sistemas acabam por centralizar seus setores econômicos em metrópoles, levando consequentemente a migração populacional para essas áreas e desvalorização de outras regiões.

Ademais, ressalta-se a base industrial de São Paulo e o turismo do Rio de Janeiro como grandes geradores de renda, e também detentores de amplos investimentos. Nesse viés, Jantar Secreto de Rafael Montes, relata a história de quatro amigos que deixam o nordeste para cursar suas faculdades no Rio de Janeiro, onde a estrutura é melhor desenvolvida e onde o renome das universidades é uma garantia de um emprego. Concomitante a isso, fora da ficção, os brasileiros dedicam horas de suas vidas ao estudo para entrar no ensino superior, todavia, os que residem ao norte do país também se veem obrigados a mudar para outros estados. Dessa forma, cooperando para a lotação dos centros urbanos.

Em virtude dos fatos mencionados, como forma de combate a desigualdade entre as regiões brasileiras, faz-se necessário criar medidas que reduzam a influência da geração de renda, e consequentemente, aumentem os investimentos nas áreas em desvalorização. Portanto, cabe ao IBGE em conjunto com o MEPP, órgão responsável pelas empresas de pequeno porte, implementar planos para conhecimento dos negócios e possíveis campos de geração de lucro, e promover aplicação de fundos para expansão desses mercados, possibilitando por fim, a relevância comercial e econômica dessas regiões e ainda, cooperando para a ampliação do PIB brasileiro.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
640
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta alguns erros gramaticais, como a utilização excessiva de vírgulas, que pode ser corrigida ao reestruturar frases longas. Por exemplo, "Sendo assim, as regiões mais ao norte do país obtiveram uma colonização tardia cooperando para o desafio que é reduzir a desigualdade entre as zonas brasileiras" poderia ser dividido em duas sentenças para maior clareza. Além disso, a proposta de intervenção carece de detalhamento; sugiro especificar como o IBGE e o MEPP podem atuar na prática para aumentar investimentos nas regiões menos favorecidas.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

De acordo com a jogadora Marta Vieira, no futebol […]

Segundo o filósofo John Locke: todo ser humano tem[…]

Estou aprendendo.

Eiii! Achei que você fez um ótimo trabalho envolve[…]

Dá Dor á Dignidade

A violência contra a mulher, em suas diferentes fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.