Avatar do usuário
Por mrcioleo
Quantidade de postagens
#129488
Fernando Collor foi o primeiro presidente democraticamente eleito pela Constituição de 1989 e também o primeiro a ser investigado por uma CPI neste modelo de governo. Infelizmente, o que deveria ser um marco para a redemocratização do país, tornou-se uma amostra do que seguiria: governos manchados por escândalos de corrupção e má gestão dos recursos públicos.
  Diante desse cenário, cabe destacar a dificuldade do poder legislativo em atualizar as leis acompanhando as transformações socioeconômicas. Com o advento da revolução tecnológica informacional, as relações comerciais e sociais passaram por diversas mudanças, as tecnologias possibilitaram um dinamismo econômico em escala global nunca visto pela humanidade. O problema disso é que a criação e manutenção das leis passa por um rigoroso e demorado processo burocrático, o que incapacita o poder legislativo de atualizar as de leis em uma velocidade suficiente para acompanhar essas transformações.
  Além disso, outro fator que corrobora na fragilidade da gestão pública brasileira é a falta de transparência nas informações da gastos públicos. Apesar do governo brasileiro ser responsável pela execução da administração pública e da sua própria fiscalização, é um direito constitucional o acesso à informação acerca de tudo o que é realizado por instituições públicas, salvo situações de sigilo justificado. Entretanto, mesmo com a informatização dos órgãos públicos, esses dados não estão dispostos de maneira facilitada para população, inviabilizando uma fiscalização eficiente por parte da população.
  Fica evidente, portanto, que os mecanismos de gestão pública devem ser reconfigurados para torná-la mais segura e eficiente. Para isso, é importante uma maior celeridade por parte do poder legislativo na atualização das leis que regulamentam as fontes de despesas do governo, diminuindo a burocracia através da flexibilização desses processos. Conjuntamente, a Controladoria Geral da União pode trabalhar a implementação de tecnologias para padronizar e unificar as informações em um único portal de transparência, facilitando o acesso e a interpretação dos dados para maior assertividade na fiscalização. Caminhando, dessa forma, para proporcionar uma estrutura de gestão pública mais íntegra, segura e transparente.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

"desde o início por ouro e prata olha quem mo[…]

Cidadania em Evidência

Atualmente muito se discute sobre o registro civil[…]

A Pandemia chegou inesperadamente para todos os pa[…]

Nos dias atuais, tem-se notado um enorme caos clim[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.