Gordofobia é o preconceito com pessoas gordas e seus corpos, a imposição de que corpos "perfeitos" existem, que todos devem ser iguais ou semelhantes. Já dizia Paulo Freire, educador brasileiro, "a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades".
Nesse contexto, podemos observar que questões da gordofobia estão enraizadas na sociedade brasileira desde o seu princípio. Já que se observarmos as escolas e universidades, podemos encontrar inúmeros casos envolvendo esse preconceito, na maioria, a gordofobia vem encoberta de uma brincadeira inocente.
Em conclusão, afirmo que a gordofobia é um preconceito com as diferenças, um preconceito que causa inúmeras consequências às vítimas, como por exemplo; impactos na saúde mental; exclusão social; diagnóstico tardio de doenças ( no caso de gordofobia médica); depressão e ansiedade. Esse preconceito pode se manifestar através de falas, brincadeiras, representações negativas e barreiras para a inclusão de corpos gordos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.
Erros identificados incluem "afeteva" (correto: afetava) e uso inadequado de pontuação, como em "por exemplo; impactos" (correto: por exemplo, impactos). Reescreva para melhor coesão e clareza, como unir ideias no parágrafo final. A proposta de intervenção está ausente. Sugestão de intervenção poderia incluir campanhas educativas nas escolas (agente), promovendo conscientização sobre gordofobia (ação), através de palestras e workshops (meio), visando reduzir o preconceito (finalidade).
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.