Avatar do usuário
Por Oialuno
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98457
Segundo a constituição federal do Brasil, igualdade é um direito de todos. Contudo, a realidade vista é diferente, chegando a ser considerada uma utopia. Desde tempos primórdios não vem sendo respeitada a ideia de igualdade. No que tange a isto, vemos que tal problematica se dá por conta da falta de empatia e respeito pelo outro.
Primeiramente, É imprescindível falar sobre a falta de empatia na contemporanedade. Em detrimento disto, Bauman já destacava em sua obra sobre sociedade líquida os aspectos chave para que tal problemática estivesse tão presente na âmbito social. A falta de socialização de forma presencial desencadeada nos últimos anos e agravada pela pandemia de COVID-19 é uma peça fundamental nessa engrenagem para uma sociedade apática, fazendo com que haja incapacidade de ser exercida a equidade, tanto racial, quanto de gênero. Neste sentindo, vemos não só qua a apatia reverbera uma sociedade distante,mas também a falta de igualdade.
Em segunda instância, precisa-se destacar que a falta de respeito pelo outro contraria ao que a constituição federal apresenta como sendo o modelo a ser seguido. Neste sentido, o que vê-se no dia a dia é muita intolerância e até mesmo agressões físicas, de forma análoga ao contexto anterior à abolição da escravidão em 1988, onde negros eram discriminados por sua raça e cor. Desse modo, é correto afirmar que respeito é a base de uma boa sociedade, pois como Sêneca disse uma vez: "Somos flores do mesmo jardim".
Diante do exposto, é mister coibir as desigualdades advindas pela apatia e ignorância quanto ao bem-estar do próximo. Neste contexto, faz-se relevante abordar mais sobre a temática de igualdade nas escolas e propagar a informação sobre a mesma nos meios midiáticos, já que que a grande maioria da população está engajada em um desses canais, que são as redes sociais.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#99458
boa noite, @Oialuno,

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

[Segundo] a c(C)onstituição f(F)ederal (de 1988) [do Brasil], (garante que toda a população seja tratada igualmente, sem distinção de sexo) [igualdade é um direito de todos]. Contudo, a realidade vista é diferente, chegando a ser considerada uma utopia[.] (pois) Desde tempos primórdios não vem sendo respeitada [a ideia de igualdade]. No que tange a isto, [vemos] (é visível) que tal problem[a](á)tica se dá por [conta] (causa) da falta de empatia e respeito pelo outro.

obs, introdução:
- Ausência de empatia e o respeito, são quase a mesma coisa. Se fosse um corretor de redação do Enem, poderia considerar redundante seus argumentos. Procure rever isso;

{1- Primeiramente}, É imprescindível falar sobre a falta de empatia na contemporane(i)dade. Em detrimento disto, Bauman já destacava em (uma de) sua(s) obra(s) sobre (a) sociedade líquida (e) os aspectos chave para que tal problemática estivesse tão presente na âmbito social. (Nesse sentido,) A falta de socialização de forma presencial desencadeada nos últimos anos(,) e agravada pela pandemia de COVID-19(,) é uma peça fundamental nessa engrenagem para uma sociedade apática, fazendo com que haja incapacidade de ser exercida a equidade, tanto racial, quanto de gênero. Neste sentindo, [vemos não só qua] a apatia reverbera uma sociedade distante, [mas também] (tendo como consequência) a falta de igualdade (de direitos á diversidade brasileira).

obs, d1:
- {1}: conectivos como: Em primeiro lugar, Em primeiro plano, De início, Inicialmente; são conectivos para serem usados na introdução e não depois dela. Procure usar: Nesse sentido, Diante desse cenário, Sob esse viés...
- Ausência do tópico frasal de finalização.

[Em segunda instância] (Além disso), precisa-se destacar que a falta de respeito pelo outro contraria ao que a c(C)onstituição f(F)ederal apresenta como sendo o modelo a ser seguido. Neste sentido, o que vê-se no dia a dia é muita intolerância e(,) até mesmo(,) agressões físicas, de forma análoga ao contexto anterior à abolição da escravidão em 1988, [onde] (em que) negros eram discriminados por sua raça e cor. Desse modo, é correto afirmar que respeito é a base de uma boa sociedade, pois como Sêneca disse uma vez: "Somos flores do mesmo jardim".

obs, D2:
- Não houve argumentação dos fatos, e sim a exposição de que há intolerância e violência no meio social. Procure adentrar mais nas problemáticas.
- Ausência do tópico frasal de comprovação. Você citou brevemente sobre a escravidão e sobre Sêneca, porém isso não te garante que seja considerado um repertório legítimo.
- Ausência do tópico frasal de finalização.

Diante do exposto, é mister coibir as desigualdades advindas pela apatia e ignorância quanto ao bem-estar do próximo. Neste contexto, faz-se relevante abordar mais sobre a temática de igualdade nas escolas e propagar a informação (dos direitos) [sobre a mesma] nos meios midiáticos, já que que a grande maioria da população está engajada em um desses canais, que são as redes sociais.

obs, conclusão:
- Ausência do agente, do meio e da finalização.

observações gerais:
- Para melhorar a organização de seu texto e solucionar os problemas apontados, eu deixarei um vídeo. Espero que que revise e entenda como organizar melhor suas ideias e discutir nas próximas redações. Abraços, fique bem!

COMO FAZER UM ESQUELETO E ORGANIZAR SUAS IDEIAS:



INTRODUÇÃO:



DESENVOLVIMENTO:



CONCLUSÃO:

0

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Na obra utopia do escritor inglês Thomas More é re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.