Em primazia, é imperioso atentar para a negligência do governo presente nessa problemática. Nesse sentido, o pensador Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, pois a falta de atuação das autoridades, fez com que a história afro descendente fosse se apagando, e se resumindo à esteriótipos, deixando as crenças e técnicas africanas vistas apenas em folclores. Assim, as funções estatais são descumpridas, agravando o problema.
Outrossim, o legado histórico é outro fator que atua como originador do revés. Sob este viés, sabe-se que para entender atos da contemporaneidade, é necessário compreender eventos históricos. Sendo assim, a desvalorização dos povos afro-brasileiros perdura desde 1500, na colonização, o que incentiva a invisibilidade da cultura africana, diminuindo sua herança e disseminando em escolas apenas o período escravocrata, esquecendo de grandes nomes na história negra do País. Desse modo, aumenta e incentiva a desigualdade entre os brasileiros.
Portanto, é imprescindível que criem soluções para intervir esse óbice. Assim, faz-se necessário que o Governo Federal -Órgão responsável pela administração do território brasileiro- aja fazendo políticas públicas que traga visibilidade à diversidade cultural africana, trazendo palestras e eventos escolares, por meio de verbas governamentais a fim de dar abertura para pessoas conhecerem as raízes negras, e desconstruir esteriótipos criados sob tal cultura. Dessa forma, com ações conscientes, o Brasil poderá se tornar uma Federação mais justa e inclusiva.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros como "esteriótipos" em vez de "estereótipos". Melhore a frase “intervir esse óbice” para “intervir nesse óbice”. Use conectivos mais variados. A proposta está bem detalhada, mas poderia especificar melhor os agentes envolvidos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.