Primeiramente, é necessário mencionar a fala de Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Entretanto, não se evidencia aulas de qualidade sobre a cultura africana,pois de acordo com a pesquisadora Mary Neide Figueiró, 30% das escolas públicas trabalham apenas a escravidão,e não oferecem aulas que mostrem as diversidades sobre os aspectos culturais desses povos,assim, desvalorizando a real história e influência da África.
Além disso, podemos refletir sobre o pensamento de Pierre Bourdieu,"O que foi criado para ser instrumento democrático não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Nesse contexto, a mídia tenta esconder sua parcela de culpa na ignorância estrutural da sociedade,pois ao privar o público de conhecimento sobre os diferentes modos de vida, faz com que esqueçamos a influência que essa cultura teve sobre a nossa e como está presente em manifestações culturais praticadas até os dias de hoje.
Portanto, torna-se evidente a necessidade de ações interventivas imediatamente. Cabe ao Estado, modificar a base curricular das escolas públicas e privadas,adicionando matérias que tragam a diversidade para a sala de aula, com a finalidade de valorizar esses povos e passar conteúdos que trabalhem,de forma eficaz,a herança deixada nos costumes brasileiros. Ademais, convém intervir também sob o silenciamento midiático, com objetivo de fazer com que a população se conscientize sobre o valor que essas tradições tem,assim, tornando a sociedade mais informada e empática.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de pontuação e espaçamento, como em "culturais,esses" e "africana,pois". Sugiro separar com ponto ou vírgula. Na proposta de intervenção, detalhar melhor o meio para evitar silenciamento midiático.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.