Primeiramente, cabe ressaltar que a vinda da população africana para o Brasil foi involuntária, foram escravizados e, nessa condição de submissão, foram obrigados a assimilar a cultura europeia em detrimento de sua própria. Assim, línguas, religiões, músicas e demais aspectos culturais africanos foram sendo esquecidos, menosprezados e reduzidos à folclore. Nesse ínterim, foi-se enraizando na sociedade brasileira um racismo sistêmico. Ariano Suassuna coloca os holofotes sobre esse racismo ao mostrar como os personagens principais desdenham da hipótese de que um homem negro pudesse ser Jesus, em O Auto da Compadecida.
Ademais, é notório que neste cenário a população afrobrasileira tenha desenvolvido mecanismos sociais de não aceitação de suas origens. A indústria cultural, como mecanismo de controle social, incentivou a desvalorização do afro. Um exemplo disto pode ser encontrado no filme biográfico sobre o cantor Tim Maia, o qual mostra como os artistas brasileiros tentavam imitar os europeus, inclusive em suas roupas e cabelos.
Diante do cenário de omissão ao conhecimento da herança africana faz-se necessário reformar o ensino nas escolas brasileiras por meio de formação de professores e elaboração de materiais didáticos coerentes com esse tema. Do mesmo modo, a valorização da herança africana passa também pela aceitação e pelo respeito que deve ser promovido no seio familiar com apoio de instituições religiosas transmitindo valores humanos de amor próprio e amor ao próximo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Ausência de conectivos em "Ariano Suassuna coloca os holofotes...". Reescreva para melhorar a fluidez. Na proposta de intervenção, detalhe o agente responsável pela formação dos professores.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.