Avatar do usuário
Por Lucassfrts
Quantidade de postagens
#140483
No ponto de vista do filósofo francês Michael Foucault, a normalização torna o meio social desprovido de reflexão crítica. Nesse contexto, nota-se que tal pensamento se molda na contemporaneidade, posto que as discussões relacionadas aos desafios para a valorização da herança africana no Brasil são negligenciadas. Dentro dessa lógica, é nítido que a omissão governamental e a pouca visão midiática são fatores que agravam essa realidade.
Antes de tudo, percebe-se que há um evidente descaso governamental em torno dessa questão. Dado que o artigo terceiro da Constituição Brasileira menciona que a garantia do desenvolvimento nacional é um dos objetivos a serem alcançados pelo país. Contudo, essa premissa constitucional parece ter sido esquecida por nossos estadistas, visto que são mínimos os esforços para enfrentar os desafios relacionados a valorização da herança dos africanos no Brasil, que é um obstáculo ao progresso brasileiro. Tal situação pode ser evidência, pela falta de estrutura das escolas públicas, que negligenciam o estudo da formação sociocultural, principalmente quando é pautado questões históricas envolvendo os negros no Brasil, que acaba comprometendo o reconhecimento das culturas de nossos ancestrais. Nesse cenário, a gata de combate a essa problemática afasta o Brasil da meta de promoção da evolução, já que esse entrave promove a invisibilidade dos princípios deixado pelos povos africanos na sociedade brasileira, prejudicando as futuras gerações.
Ademais, a falta de visibilidade midiática sobre a herança deixada pelos africanos no Brasil faz com que haja barreiras para extirpar o empecilho do estado. A esse respeito, a filósofa Djamila Ribeiro diz que o primeiro passo para solucionar um problema é reconhecê-lo, o que evidência o impacto dessa omissão. No Brasil, onde os meios de comunicação exercem grande influência na formação de hábitos culturais, a ausência de debates sobre as culturas afro-brasileiras contribuem para a marginalização do acesso ao conhecimento. Essa situação se agrava à medida em que o foco das emissoras recai sobre conteúdos de entretenimento, deixando de lado as informações como valorizar os costumes de nossos descendentes. Sendo assim, ao negligenciar a promoção de informações a mídia reforça barreiras para propagar essa realidade, o que torna urgente a ampliação da valorização da herança africana no Brasil, com intuito de amenizar os impactos da omissão midiática.
Portanto, infere-se a necessidade de combater os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Dessa forma, o Governo Federal - órgão de maior poder brasileiro - deve promover a criação de políticas públicas, por meio de leís que assegure diretos as pessoas afro-brasileiras, com intuito de que haja maior igualdade entre os povos. Além do mais, o Ministério da Educação por intermédio das escolas públicas, deve fornecer capacitação aos profissionais para que possam lecionar matérias relacionadas a formação de valores raciais. Com a implementação dessas medidas, evita-se a normalização que, segundo Foucault, priva o meio social de reflexão crítica.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
760
pontos
Desbloquear

    Erros identificados incluem a falta de concordância verbal e nominal, como em "a gata de combate" que deveria ser "a falta de combate", e o uso incorreto do plural em "leís" que deve ser "leis". A introdução e conclusão estão bem estruturadas, mas o desenvolvimento poderia ter melhor organização. Na proposta de intervenção, faltou detalhamento sobre como as políticas públicas seriam implementadas. Sugiro reescrever alguns trechos para melhorar a clareza e coesão do texto.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

No contexto brasileiro, muito se debate sobre medi[…]

Segundo a Constituição Federal, o direito a segur[…]

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Desmatamento na Amazônia

As mudanças que ocorrem entre o século XVI e XX[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.