Em primeiro plano, vale ressaltar a ignorância de muitos nativos brasileiros em relação ao passado de sua nação. Muitas vezes a cultura africana e afro-brasileira é reduzida ao folclore nacional, como por exemplo o "negrinho do pastoreiro", uma criança escravizada que foi morta pelo seu "dono" e aparecia à noite vagando pela fazenda em que vivia. Assim, histórias como essa fazem com que o povo do país acredite que africanos trazidos ao Brasil só serviam para escravos.
Ademais, a falta de ensino sobre africanos que foram importantes na história do país é um outro problema que colabora para as dificuldades na valorização da herança africana no Brasil. Em grande parte das escolas brasileiras só se fala sobre "zumbi dos Palmares" e o seu papel na resistência quilombola, mas pouco se fala de outros nomes importantes como Luiz Gama e Carolina Maria de Jesus. Sendo assim, o conhecimento sobre grandes figuras africanas nas escolas e no país se torna limitado.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para melhor valorização da herança africana no Brasil. O Estado deve promover por meio de universidades e escolas, palestras sobre a influência africana nos costumes e tradições do país, a fim de melhor conhecimento dos brasileiros sobre a influência africana no seu país. Paralelamente, a Secretária de Educação por meio de professores qualificados deve organizar aulas sobre figuras africanas que foram importantes para o Brasil, para educar os jovens sobre a herança africana.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de concordância como "Secretária de Educação" ao invés de "Secretaria". Melhorar conectivos entre parágrafos para maior coesão. Na intervenção, detalhar mais o agente e meio, como especificar quais universidades ou escolas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.