Avatar do usuário
Por Gabi182030
Quantidade de postagens
#139484
O filósofo Émile Durkheim definiu o conceito de "Organismo Vivo" na qual ele compara a sociedade a um corpo biologico que deve preservar a sua harmonia e bem-estar. Nessa perspectiva, no Brasil hordieno, as culturas africanas e afro-brasileiras encontram-se desvalorizadas e esquecidas desde o período de 1500, em decorrência de uma sociedade historicamente racista e preconceituosa. Dessa forma, a conjuntura é delineada pela herança culfural e desídia estatal.
Em primeira análise, é notório que o legado histórico contribui para a perpetuação do esquecimento das pessoas negras e afrodescendentes. Segundo o escritor George Orwell "Todos são iguais, mas alguns são mais que outros". Sob esse viés, a fala do estudioso se faz verdade, tendo em vista que os povos africanos e afrobrasileiros enfrentam diversas adversidades como: o preconceito e o racismo enraizado seja por sua cor de pele, cabelo ou até mesmo estilo de vida. Dessa maneira, é necessário medidas que contornem essas dificuldades enfrentadas.
Ademais, é indubitável que a omissão governamental atua no óbice da ausência da valorização da população negra no Brasil. O sociólogo Zygmunt Bauman desenvolveu a teoria das "Instituições Zumbis" que refere-se à persistência de instituições estatais que existem, contudo não cumprem suas funções sociais com eficiência. Desse modo, os povos africanos e afrobrasileiros lutam diariamente por oportunidades de empregos e por lugares na sociedade, em virtude da falta de contratação empresarial, incentivo a população estudar, já que em sua grande maioria abdicam dos estudos para ter a mínima renda possível para ajudar sua família.
Assim, é inegável a mediação do aparato estatal para o enfretamento da questão.
Portanto, as problemáticas urgem soluções viáveis e aplicáveis. Cabe ao Governo Federal em conjunto com o Ministério do Trabalho ofertar grande curricular disciplinas nas escolas de ensino que abordem a respeito da importância histórica da cultura africana com uma visão menos eurocêntrica, bolsas de incentivo de estudo as pessoas cuja renda são mais vulneráveis e políticas públicas contra qualquer ato de racismo. Por meio de profissionais capacitados em história que tragam uma visão de oportunidade para esse grupo social. A fim de garantir uma sociedade mais justa e harmoniosa como apontou o Durkheim.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
800
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por diogodshk
Quantidade de postagens Amigos
#139900
Redação regular😊! Sua redação apresenta alguns pontos fortes, como uma ótima estrutura e também uma proposta de intervenção excelente. No entanto possui algumas falhas.
A principal delas é em relação à competência 1(Norma-padrão da língua portuguesa). Ao efetuar a leitura de sua redação, observa-se inúmeros erros gramaticais, que vão desde erros de acentuação até erros de síntase.
Além disso, acredito também que tenha algumas falhas dentro do seu desenvolvimento na sua redação. Uma dessas falhas observa-se na finalização do seu D1, que é muito "geral", muito ampla, ainda que isso não seja o suficiente para descontar pontos (por isso mantive o 200 na minha avaliação da competência), concerteza é algo que deixaroa um avaliador com "um pé atrás", com um certo descontentamento que, de forma indireta, poderia vir à influenciar na sua nota. Outra falha é no repertório argumentativo do seu D2, que ainda que não seja ruim, foge da ideia do parágrafo que visava apresentar a negligência governamental, e não pautas sociais como o desemprego negro.
No mais, redação boa😁, sua proposta de intervenção é um ponto fortíssimo. Acredito que consiga uma nota entre 760-820 na correção oficial.
2
empregadas domésticas

Em pleno século XXI, um assunto em alta é "De[…]

No contexto brasileiro, muito se debate sobre medi[…]

Segundo a Constituição Federal, o direito a segur[…]

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.