Em primeira análise, é notório que o legado histórico contribui para a perpetuação do esquecimento das pessoas negras e afrodescendentes. Segundo o escritor George Orwell "Todos são iguais, mas alguns são mais que outros". Sob esse viés, a fala do estudioso se faz verdade, tendo em vista que os povos africanos e afrobrasileiros enfrentam diversas adversidades como: o preconceito e o racismo enraizado seja por sua cor de pele, cabelo ou até mesmo estilo de vida. Dessa maneira, é necessário medidas que contornem essas dificuldades enfrentadas.
Ademais, é indubitável que a omissão governamental atua no óbice da ausência da valorização da população negra no Brasil. O sociólogo Zygmunt Bauman desenvolveu a teoria das "Instituições Zumbis" que refere-se à persistência de instituições estatais que existem, contudo não cumprem suas funções sociais com eficiência. Desse modo, os povos africanos e afrobrasileiros lutam diariamente por oportunidades de empregos e por lugares na sociedade, em virtude da falta de contratação empresarial, incentivo a população estudar, já que em sua grande maioria abdicam dos estudos para ter a mínima renda possível para ajudar sua família.
Assim, é inegável a mediação do aparato estatal para o enfretamento da questão.
Portanto, as problemáticas urgem soluções viáveis e aplicáveis. Cabe ao Governo Federal em conjunto com o Ministério do Trabalho ofertar grande curricular disciplinas nas escolas de ensino que abordem a respeito da importância histórica da cultura africana com uma visão menos eurocêntrica, bolsas de incentivo de estudo as pessoas cuja renda são mais vulneráveis e políticas públicas contra qualquer ato de racismo. Por meio de profissionais capacitados em história que tragam uma visão de oportunidade para esse grupo social. A fim de garantir uma sociedade mais justa e harmoniosa como apontou o Durkheim.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.