Em primeiro plano, deve-se entender a importância que os povos africanos tiveram na história do país, eles foram os responsáveis por criar parte da identidade brasileira e representar a resistência à violência e preconceito . Assim como todo povo tem seus costumes e tradições, os africanos não são diferentes, seus conhecimentos, técnicas, cultura e religião são presentes na vida de milhões de brasileiros, que muitas vezes não conhecem a origem desses hábitos. Evidenciando que há a necessidade da inserção da cultura africana no cotidiano brasileiro, para que haja a merecida valorização dessa herança que está presente na história da formação do país.
Segundamente, é notório o preconceito que pessoas de descendência ou origem africana sofrem em seu cotidiano. Por muitas décadas a história do africano no brasil foi relacionada apenas à escravidao e seu sofrimento, e pouca se falava sobre suas conquistas e representação na sociedade . A Constituição Federal brasileira de 1988 garante em seu artigo 5 a igualdade entre os cidadãos independente de sua natureza ou gênero, portanto é preciso que haja igualdade perante a lei na questão da valorização da herança africana no Brasil. Pode-se notar isso em alguns livros, obras e pinturas que representam a relação brasileira com a África, porém essas estão em grande minoria.
Em suma, é necessário que a valorização da herança africana seja levada a sério pela sociedade, para que esses povos tenham sua história entendida e não seja esquecida. Cabe ao Ministério da Educação inserir o conhecimento da cultura africana nas escolas, por meio de aulas que apresentem a história desse povo evidenciando sua importância para a construção do país. Com a finalidade de que todos tenham conhecimento e consciência de sua história e ancestrais.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta erros gramaticais como a falta de concordância em "a cultura e valores", que deveria ser "a cultura e os valores", e o uso incorreto de vírgulas, como em "preconceito . Assim". Além disso, há repetição desnecessária de ideias. Sugiro reescrever para evitar redundâncias, por exemplo, unir as ideias sobre a importância da herança africana com mais coesão. Na proposta de intervenção, detalhar o papel do Ministério da Educação poderia enriquecer ainda mais o texto.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.