Olivia Rodrigo retrata problemas psicológicos causados
pelo uso das redes sociais nos jovens, como a comparação, ansiedade e depressão. Percebe-se que
hodiernamente, vem ocorrendo um aumento nos casos
de problemas na saúde mental, e que vem afetando, na
maior parte, os jovens. Isso está relacionado a maior exposição as redes sociais, como o TikTok, Instagram, X e Facebook. A maior parte dos jovens tem a ânsia de ter a vida perfeita e o corpo perfeito, que na realidade, são metas irreais.
Os jovens veem os vídeos e fotos da vida supostamente perfeita e corpo perfeito dos influenciadores digitais, e desejam ser iguais a eles, mas nada disso é real, os influenciadores não mostram os defeitos e imperfeições, ocasionando, na mente dos jovens, fenômenos como a comparação e automutilação, como forma de se "penalizar" por nao ter uma vida e aparência perfeitas.
Problemas como o cyberbullying também vem afetando o psicológico dos jovens, ele pode ser definido como qualquer tipo de ofensa, discriminação ou agressão psicológica a algum indivíduo, e se refere exclusivamente ao meio digital. As autoridades devem tomar medidas sobre esses problemas, para evitar o aumento do caso de suicídios, intensificados por problemas como a depressão e ansiedade, estabelecendo, por exemplo, multas a quem realizar o infortúnio, ou, em casos mais graves, banir o agressor das redes sociais. Outrossim, criminalizar o mesmo. Os próprios influenciadores devem mostrar as imperfeições de suas vidas e aparência, ou dar o apoio necessário aos jovens que se comparam com eles, com as verbas, os governos podem iniciar campanhas de consientização do assunto, e oferecer gratuitamente, serviços de apoio psicológico aos jovens que sofrem com o problema.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta erros como falta de acentuação em "Americana" e "nao", além de problemas com crase em "a maior exposição as redes". Na Competência 2, o tema é bem abordado, mas poderia haver uma introdução mais clara. A coesão (Comp.4) pode ser melhorada com conectivos como "além disso". Na intervenção (Comp.5), os elementos estão presentes, mas sem detalhamento suficiente; sugere-se especificar como seriam feitas as campanhas de conscientização e apoio psicológico.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.