Primeiramente, o crescimento da industrialização decorre da substituição dos trabalhadores por máquinas que desempenham seu papel, realidade presente nas empresas. Nessa perspectiva, dados do IBGE mostram o aumento do desemprego no Brasil, que se estende além da economia atual, tendo ligação ss consequências da industrialização, que se porta com indiferença aos empregados demitidos, mostrando a urgência de intervenção.
Ademais, a dependência tecnológica se mostra na estupidez humana, revelando uma sociedade quebrada que necessita do apoio de IAs para realizar uma simples redação, ou questão de prova. O filme "doctor who", apresenta uma sociedade onde todos vivem com uma bolha tecnológica em volta da cabeça, possibilitando acesso 24 horas às redes, no entanto, por trás da bolha, encontram-se monstros que aproveitam da leiguês causada pela tecnologia para se alimentarem dos humanos. Essa realidade não é tão distante como pensamos e as possibilidades de danos semelhantes assustam, reafirmando a urgência de intervenção.
Contudo, cabe a nós como sociedade adotar a autoconscientização, junto ao governo que deve promover assembleias, palestras e incentivos nas escolas para realização de trabalhos e atividades sem o uso das IAs, além, de lembrar as empresas da importância do trabalho manual, com isso tendo o objetivo da redução dos impactos causados pela inteligência artificial. Assim, espera-se, que conseguemos o equilíbrio da relação humana e da tecnologia.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros: Norma-Padrão com vírgulas indevidas e estruturas mal aproveitadas (ex.: "temo o dia que a tecnologia ultrapassará, nossa relação humana"; "observa-se, esta realidade"). Sugestão: reescrever com frases claras: "Temo o dia em que a tecnologia ultrapasse a nossa relação humana"; usar conectores adequados. Tema e formato: introdução, desenvolvimento e conclusão presentes, porém as ideias estão pouco articuladas; melhorar a progressão lógica. Coesão: use conectivos mais diversos (além de ademais/contudo). Conteúdo: dados do IBGE sem referência precisa; evitar fontes vagas. Intervenção: inclua agente, ação, meio e finalidade de forma explícita (ex.: Governo promove... nas escolas, com metas). Texto mais objetivo e contextualizado.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.