Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120395
Em sua obra “Ensaio sobre a cegueira” , o escritor José Saramago, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, descreve uma cidade fictícia em que, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas e enxergam apenas a cor branca e a si mesmas. Ao sair da ficção e fazer uma análise da atual conjuntura brasileira, a trama se assemelha com a realidade vivenciada pelo país , visto que a polarização política torna as pessoas cegas quanto ao processo de destruição da democracia, impactando, assim, de forma negativa o futuro da nação. A partir desse contexto, faz-se necessário analisar a inoperância estatal em relação aos investimentos na educação, bem em relação aos investimentos na educação, bem como resultado desse empecilho para o país.

Diante desse cenário, é relevante destacar que a ineficácia governamental figura como um dos fatores que motivam a existência desse impasse. Nesse sentido, de acordo com o sociólogo Zugmunt Bauman, em sua teoria sobre as "Instituições Zumbis", muitas instituições, como o Estado, estão perdendo sua função social. De maneira análoga à abordagem, nota-se que a máxima se faz presente na nação verde-amarela, haja vista que o governo não promove ações que poderiam, potencialmente, mitigar os impactos da polarização política no Brasil, mais especificamente fomentar o senso crítico da nação que, por sua vez, é fundamental para que haja conhecimento acerca da nocividade dessa temática. Desse modo, assim como em "Ensaio sobre a cegueira", em que os personagens enxergam somente a cor branca, a sociedade parece não enxergar a quantidade de atrocidades causadas por ela mesma.

Ademais, também é válido ressaltar que a falta de investimentos na educação resulta,sem dúvidas, no baixo poder crítico da população. Tal questão ocorre porque, desde a formação do território brasileiro, os países desenvolvidos se articulam para usufruir ao máximo do que a colônia tinha a oferecer, visando lucro a todo custo, sem se preocupar com a população que nela viveu ou com o desenvolvimento interno do país. Com base nesse viés, formou-se uma nação com baixo senso crítico, algo que persiste até os dias atuais, prova disso é a violência desmedida em virtude da polarização política, que expõe de maneira clara a destruição da democracia contemporânea. Dessa forma, em decorrência do precário poder crítico dos indivíduos, a sociedade brasileira fica cada vez mais propensa à falta de harmonia, à pouca percepção da realidade e, por fim, à inércia social.


Portanto, ao entender que os impactos da polarização política representam um entrave para o progresso nacional, é tempo de combater esse grave problema. É necessário que o Poder Executivo federal, mais especificamente o Ministério da Educação, estimule ações de incentivo ao senso crítico nos cidadãos. Tal ação ocorrerá por meio de programas educativos nas escolas, os quais contarão com palestras acerca de estratégias para a mitigação dessa problemática, além de discussões nas aulas de sociologia e filosofia, a fim de construir uma democracia livre de atos violentos e promover um futuro melhor.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Na constituição federal de 1988, documento jurídic[…]

A série "O conto de aia" retrata um futu[…]

Queimadas

A sociedade contemporânea enfrenta desafios comple[…]

O artigo 5 da Constituição Federal diz, todos somo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.