Primordialmente, nota-se o descaso governamental como um fator que dificulta a resolução do entrave. Conforme Zygmunt Bauman, em sua teoria "Instituições Zumbis", as instituições sociais, como Estado, dissolveram suas funções de controle e regimento de ordem, sendo "zumbis" pelo fato de se manterem vivos, mas sem eficácia de intervenção. É por essa razão, que as consequências da tecnologia na convivência social ainda é evidente, posto que o governo não desenvolve políticas públicas que abordem os efeitos da tecnologia na vida social e emocional das pessoas.
Além disso, é preciso destacar que a omissão midiática intensifica o problema. Segundo Steve Jobs, "A tecnologia move o mundo", isto é, empresário manifestou uma visão positivista em relação às inovações tecnológica e aos meios de comunicação. No entanto, a mídia brasileira, atua de forma oposta a ótica de Jobs, pois não informa a sociedade sobre os impactos que a tecnologia pode causar na vida social das pessoas, como por exemplo, criando séries e documentários para conscientizar o povo brasileiro sobre tal problemática.
Diante do exposto, é evidente que a omissão midiática e a negligência governamental contribuem para a perpetuação de problemas sociais que afetam diretamente o povo. Portanto, cabe ao Ministério das Comunicações, desenvolver campanhas de conscientização e incentivar uma cobertura mais ampla dos meios de comunicação, por meio da mídia, para a sociedade ser mais consciente nas questões sociais.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta algumas falhas gramaticais, como a concordância em "as consequências da tecnologia na convivência social ainda é evidente", que deveria ser "são evidentes". Para melhorar a coesão, considere usar conectores mais variados para articular melhor as ideias entre os parágrafos. Por exemplo, ao invés de “Além disso”, você pode usar “Ademais” ou “Outrossim”. Quanto à proposta de intervenção, seria interessante detalhar mais o agente e a ação: por exemplo, especificar como o Ministério das Comunicações poderia implementar campanhas educativas nas redes sociais.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.