Em primeiro lugar, destaca-se a negligência governamental. O Governo falha em promover leis mais eficazes nas plataformas sociais. De acordo com pesquisas realizadas pelo nexo jornal, diz que 50% dos jovens e adolescentes com vícios em telas tendem à adquirir problemas no desenvolvimento cognitivo. Assim, enquanto perdurar tal desatenção o uso excessivo de telas seguirá como obstáculo a construção de um país mais justo.
Ademais, é importante ressaltar o papel do impacto do uso excessivo de telas para a sociedade jovem. Consoante o filme “O poderoso chefinho” revela à adultização precoce da infância, a permanência dessa realidade demonstra que à presença constante das tecnologias no âmbito social infantil traz diversas consequências, como a adutização precoce. Dessa forma, enfrentar esse quadro e fundamental para o desenvolvimento equitativo do Brasil.
Portanto, medidas concretas são indispensáveis, o Governo Federal responsável pelo funcionamento do Estado, deve implementar políticas públicas por meio de trabalhos coletivos nas escolas, para à finalidade de minimizar o uso de telas excessiva por jovens. Essa iniciativa busca não apenas reparar a negligência vigente, mas também aproximar o Brasil do ideal concebido por Platão em sua utopia.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: Norma culta (“A república” deveria ser “A República”; “pra/à finalidade” incorretos; grafia/acentuação: “adutização”, “nexo jornal”; crase indevida em “à finalidade”; falhas de coesão/complementação de termos. Correções: trocar por “A República”, “para crianças”, “Nexo Jornal”, “adultização precoce”, evitar crases desnecessárias, usar conectivos adequados (por exemplo: ademais, além disso). Proposta de intervenção mais completa: agente (Governo Federal/escolas), ação (elaborar políticas públicas), meio (programas nas escolas e plataformas digitais), finalidade (reduzir tempo de tela e promover alfabetização digital). Exemplo de reescrita breve: “O Governo deve implementar políticas públicas nas escolas e plataformas, com metas de redução do tempo de tela, para promover o desenvolvimento cognitivo e a justiça social.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.