Diante desse viés, cabe analisar a falta de medidas ambientais como um estímulo à continuidade dos malefícios do fast fashion. De acordo com o grupo ambientalista Stand.earth, o fast fashion possui impactos significativos no meio ambiente por meio das emissões de carbono causados por queimas de tecidos. Nessa lógica, percebe-se que o descarte inadequado e contínuo de resíduos têxteis são altamente prejudiciais, apesar disso a sociedade brasileira continua apoderando-se da moda rápida, oque causa muitas vezes o consumo e o descarte excessivo de roupas.
Além disso, é perceptível que o estímulo à cultura consumista impacta a situação. Conforme George Orwell, "a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa". Nessa lógica, é visível o ciclo vicioso instalado na sociedade brasileira, onde a população influenciada pela mídia, compram descontroladamente sem uma veradeira necessidade existente, oque instiga a indústria da moda rápida continuar produzindo vesteis em larga escala. Desse modo, causando um descarte e consumo inconsciente, oque prejudica nosso meio ambiente.
Portanto, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, que é responsável por planejar, coordenar e supervisionar as ações relativas às políticas ambientais, propor projetos de leis que visem preservar o meio ambiente. Isso deve ocorrer por meio do Poder Legislativo, com o objetivo de erradicar os impactos do Fast Fashion e preservar os ecossistemas. Além disso, o Conselho Nacional do Meio Ambiente deve promover campanhas midiáticas a fim de conscientizar sobre os impactos do consumismo desenfreado da moda rápida.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Existem erros de grafia, como "oque" (corrigir para "o que") e "vesteis" (corrigir para "vestes"). Além disso, em "descarte inadequado e contínuo de resíduos têxteis são", a concordância correta é "é altamente prejudicial".
Competência 2: O tema foi compreendido e abordado de forma adequada, explorando os impactos socioambientais do fast fashion.
Competência 3: O texto poderia melhorar a profundidade dos argumentos, como detalhar o impacto econômico mencionado apenas brevemente na introdução.
Competência 4: Há repetição de erros de coesão, por exemplo, melhorar a substituição de "onde" por "em que" em "sociedade brasileira, onde a população".
Competência 5: A proposta sugere ações claras, mas poderia detalhar como as campanhas midiáticas seriam realizadas ou dar exemplos de legislações específicas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.