Em primeiro lugar, é relevante destacar que a insuficiência do Estado atinge a saúde pública. Sob esse prisma, convém citar o Artigo 6º da Carta Magna, o qual defende a saúde como um direito de todo cidadão. Entretanto, a Constituição é ferida quando o próprio governo não acata suas responsabilidades — nesse caso a destinação de verbas à saúde, essencial para a infraestrutura e para o funcionamento satisfatório do sistema voltado ao bem-estar populacional —, atrasando o desenvolvimento do país e corroborando a ideia de que os órgãos estatais não têm qualidade.
Como consequência, a população, principalmente a parcela vulnerável, sofre com filas demoradas nos postinhos e com o desenvolvimento de doenças. Nesse sentido, o vídeo "Como realmente funciona a saúde no Brasil", do canal do Youtube "Olá, Ciência", expõe que, devido ao descuido com o SUS, a falta de medicamentos, o atraso nos salários dos profissionais e a ausência de edificações adequadas são uma realidade do Brasil, a qual ocasiona o aumento de problemas de saúde que poderiam ser tratados nas unidades de atenção primária. Além disso, muitas pessoas não procuram ajuda médica pois não acreditam em um atendimento eficiente vindo do serviço público.
Portanto, necessita-se de medidas mitigatórias. Para tal, o Governo Federal — zelador populacional — deve investir na saúde do país. Essa ação pode acontecer através da finalização de obras de saúde inacabadas, da destinação de verbas para a compra de medicações e para o pagamento do salário dos profissionais da área no tempo certo. Assim, o Estado cumprirá o seu papel e ofertará melhor qualidade de vida aos brasileiros.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta poucos erros gramaticais, demonstrando bom domínio da norma-padrão. A compreensão do tema é clara e bem desenvolvida, com argumentos sólidos e embasados em referências relevantes. No entanto, a progressão lógica entre as ideias poderia ser mais fluida; por exemplo, o uso de conectivos como "além disso" ou "por outro lado" ajudaria na transição entre parágrafos. A proposta de intervenção inclui todos os elementos necessários, mas poderia detalhar melhor o meio ou a finalidade para maior clareza e impacto.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.