Avatar do usuário
Por Lgs1995
Quantidade de postagens
#131615
Origens, O Povo de uma Nação
Desde os primórdios do descobrimento da América em 1492 pelos espanhóis e do Brasil em 1500 pelos portugueses, os índios são personagens vivos da colonização do espaço americano.
Atualmente a Funai(Fundação Nacional do Índio) carece como órgão governamental, assistir as aldeias em um pais de dimensão continental como o nosso torna óbvio o desinteresse de políticas direcionadas aos índios. Direitos e deveres do estado se confundem com os artigos ao qual o povo está inserido na constituição de 1988, a cidadania a todos os Brasileiros.
A proteção e demarcação das aldeias traz benefícios no qual a sociedade enxerga os povos originários não só como uma política pública mas como direito, seja ele por uma saúde digna, e a preservação de sua essência, além da identidade cultural de um povo, seus costumes e vivências, mas diante do presente vemos a grilagem de terras ganhar espaço, onde a maior preocupação é sobreviver em um cenário macabro de expulsão de seu território por minério, o ouro derruba sangue e extingue a preservação de nossas origens através de sua febre.
O saber cultural, a diversidade folclórica do passado como a culinária, instrumentos de pesca bem como a nossa língua portuguesa se entrelaçam, o português que se diversificou sofre com o risco de extinção das línguas mãe que nos aprofundou a entender a diversidade etinica.
Os povos indígenas vivem a decadência da omissão, pois falta não só uma lei integrada que os proteja, falta a conscientização pública, a educação como um projeto de unidade e que não somos separados pro crenças, raças ou origens, usar a palavra dignidade é promover a existência e reconhecer o seu contato com a terra, o que ali se produz, preserva e cultiva.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    Na Competência 1, foram identificados alguns desvios gramaticais e de pontuação. Exemplos incluem a falta de espaço após a palavra "Funai" e antes do parênteses, e a falta de vírgula antes da conjunção "mas" em "mas diante do presente". Além disso, a frase "Direitos e deveres do estado se confundem com os artigos ao qual o povo está inserido na constituição de 1988, a cidadania a todos os Brasileiros" é gramaticalmente confusa e precisa ser reformulada para maior clareza.

    Na Competência 2, o autor demonstrou um bom entendimento da proposta de redação e desenvolveu o tema de forma consistente, embora alguns pontos poderiam ser mais aprofundados.

    Na Competência 3, o autor selecionou, relacionou e interpretou informações relevantes para defender seu ponto de vista, embora em alguns casos a argumentação pudesse ser mais clara e direta.

    Na Competência 4, a argumentação é geralmente coesa e coerente, mas alguns períodos são longos e complexos demais, o que dificulta a compreensão.

    Na Competência 5, a proposta de intervenção é insuficientemente detalhada. O autor menciona a necessidade de conscientização pública e educação, mas não especifica quem deve realizar essas ações, como devem ser realizadas, ou qual é a finalidade esperada.

    Para melhorar, sugiro que o autor revise a gramática e a pontuação, simplifique algumas frases complexas para facilitar a compreensão, aprofunde alguns pontos da argumentação e detalhe mais a proposta de intervenção.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê […]

Oi! Sua redação tem boas ideias, mas podemos melho[…]

Oi! Sua redação tá muito boa, mas aqui vão algumas[…]

Oi! Sua redação está muito boa! Você aborda bem o […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.