Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#120614
TEMA: Individualismo
TÍTULO: Egoísmo e Solidão
CONCURSO: ITA/IME

Segundo estudo realizado pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, a população brasileira, durante a pandemia da COVID-19, tornou-se mais individualista, colocando interesses individuais em primeiro plano. À vista disso, conforme a pesquisa, é possível inferir que a sociedade, quando fragilizada, ausenta-se do coletivo, priorizando e enfatizando atitudes egoístas e, por consequência, solitárias. Dessa forma, é fulcral que os malefícios do individualismo sejam analisados.

Em primeiro lugar, é imprescindível salientar como o egoísmo está intrinsecamente associado ao individualismo. Acerca disso, Émile Durkheim, célebre sociólogo, reitera que o egoísmo tem origem nas relações sociais. Sob essa ótica, entende-se que o ser humano não nasce egoísta, mas torna-se devido à sociedade, principalmente quando essa está economicamente frágil, exigindo que os indivíduos prezem unicamente pelo próprio bem-estar e negligenciam ajuda para os necessitados, enfatizando, portanto, os interesses egocêntricos. Dessa maneira, associa-se o individualismo ao egoísmo, tendo em vista que as consequências ocasionadas ao desfazer-se dos vínculos sociais contribuem para que a ótica do indivíduo tenha enfoque unicamente nos benefícios próprios.

Em segundo lugar, é fundamental acentuar os malefícios gerados pelo isolamento do cidadão, da sociedade hodierna. Nesse sentido, o filme americano "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças", de 2004, expõe a ideia da solidão, evidenciando os conflitos internos do protagonista que deseja apagar as suas memórias relativas à companheira, mas é incapaz de fazê-lo por medo de ficar sozinho. Evidencia-se, desse modo, a necessidade do ser humano de formar laços para a sua própria saúde mental, evitando a solidão. Entretanto, um paradoxo é gerado pela sociedade que pensa, erroneamente, que o melhor para o indivíduo necessitado é se afastar do coletivo, quando, na verdade, isso culminaria no sentimento solitário, roborando ainda mais as instabilidades emocionais do cidadão.

É indispensável discutir-se, portanto, sobre os malefícios do individualismo para o cidadão. Para tanto, evidenciam-se a solidão e o egoísmo como principais consequências negativas ao indivíduo. Por fim, ressalta-se o efeito amplificador da pandemia da COVID-19 para o tema.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por gaaaby
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120792
Estratégias para promover o desenvolvimento sustentável no Brasil
A priori, o desenvolvimento sustentável é uma ideia de recurso a qual é suprida as necessidades básicas do homem, visando assim a sua sobrevivência na terra sem prejudicar o Meio Ambiente.
Contudo, no Brasil, a utilização de matérias primas aumentou devido a alta procura pelo o consumo de energias renováveis. Por certo, o uso de materiais recicláveis têm sido crucial para a produção de energia limpa e sustentável, já que a mesma é criada sem obstrui os recursos naturais da Natureza.
Logo, a Cúpula do Meio Ambiente teve sua sede na cidade do Rio de Janeiro no dia 12 de setembro de 2015, a pauta dessa importante reunião foi o planejamento da Agenda de 2030. Afim de criar propostas inovadoras e sustentáveis para diminuir a emissão de gases CO2 na camada de ozônio tendo em vista acabar com a poluição na atmosfera terrestre.
Imediatamente a desinformação e o desinteresse da população desvinculam todas as ideias inovadoras de sustentabilidade que foram integradas com o intuito de usufruir dos recursos finitos da Natureza sem danificar o Meio Ambiente. Ademais, a falta desses recursos pode trazer consequências graves para as futuras gerações desse modo problemas surgirão ao longo desse período.
Assim, os poderes governamentais juntamente com os municípios podem disseminar através de folhetins informações sobre sustentabilidade com o intuito de conscientizar a população a produzir de forma ecológica e consciente, também promover uma coleta seletiva para o descarte correto do lixo. Logo, estratégias como essas são fundamentais para a promoção de um desenvolvimento totalmente sustentável não só no Brasil como ao redor do mundo.
0

“Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilidade[…]

O cerrado, o cerrado e o segundo maior bioma do br[…]

Cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e[…]

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.