Deve-se pontuar de início, que a busca da instantaneidade corrobora as objeções da temática. Segundo o filósofo e sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, "Na era da instantaneidade, a duração deixa de ser um recurso para tornar-se um risco", visto que, o corpo social está alienado ao hábito da realização imediata devido a velocidade das mudanças no mundo conectado e, consequentemente, ocasionando uma maior dificuldade de adaptação e maior cansaço mental a tarefas de longo prazo. Diante disso, torna-se indispensável a mitigação dessa problemática para o alcance de melhorias no âmbito nacional.
Outrossim, a idealização de um padrão social também gera efeitos à sanidade mental dos jovens no país. Nessa ótica, fundamenta-se a ideia da escritora brasileira, Clarice Lispector, "Não basta existir, é preciso também pertencer", já que, a concepção de um físico e/ou financeiro ideal exposto nas mídias, muitas das vezes, leva a frustração e a distorção da realidade para os consumidores dos conteúdos digitais, acarretando até mesmo doenças psicológicas graves. Assim, esse entrave deve deverá ser contestado para a modificação desse cenário.
Portanto, para alcançar uma nação mais próxima da apresentada em "Utopia", é necessária a tomada de intervenções. Logo, cabe ao governo, responsável pelo bem-estar coletivo, a criação de redes de apoio em escolas e comunidades por intermédio de parcerias entre cidades e municípios, visando uma melhor reeducação tecnológica e midiática aos jovens de todo o país. Com isso, espera-se uma melhora no que tange à questão da influência dos ambientes sociais na saúde mental dos jovens no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na Competência 1, observou-se erro de concordância em “a influência das redes sociais… carregam desafios” (o correto seria “carrega”) e repetição em “deverá deverá”. Também foram identificados problemas lexicais, como o uso inadequado de “imediatalista” e a expressão “objeções da temática”, além da falta da preposição correta em “devido a velocidade” (o ideal é “devido à velocidade”). Na Competência 2, os argumentos estão alinhados ao tema e há estrutura clara. Na Competência 3, os pontos de vista estão bem organizados, embora a fundamentação possa ser aprimorada. Na Competência 4, o uso de conectivos é adequado, mesmo que haja momentos de imprecisão. Na Competência 5, a proposta de intervenção abrange agente, ação, meio e finalidade, mas poderia ser detalhada com mais profundidade.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.