Convém destacar que a manipulação midiática é um dos principais fatores que influenciam a percepção social dos cidadãos, visto que os veículos de comunicação detêm o poder de moldar o entendimento público. Dessa forma, a obra “O Mundo Codificado”, de Vilém Flusser, expõe bem esse fato ao mostrar como os meios de comunicação exercem controle sobre as narrativas e influenciam a sociedade, apresentando uma visão muitas vezes distorcida da realidade. Sob esse viés, percebe-se que o poder de influência dos meios de comunicação é frequentemente usado para interesses específicos, que nem sempre refletem a verdade dos fatos. Assim, essa postura manipuladora atrapalha a resolução dos problemas sociais e compromete o desenvolvimento crítico dos cidadãos.
Ademais, pode-se afirmar que a alienação informacional promovida pelos meios de comunicação potencia o problema, evidenciada pela falta de incentivo ao pensamento crítico e pela omissão de assuntos relevantes para a sociedade. O filósofo Pierre Bourdieu traduz bem essa questão ao afirmar que "o que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Ou seja, os veículos midiáticos possuem a responsabilidade de promover debates sobre pautas importantes para o país. Nessa perspectiva, nota-se que a falta de diversidade na cobertura midiática dificulta a formação de uma opinião pública bem-informada, perpetuando a desinformação e limitando o conhecimento crítico da população. Dessa maneira, a continuidade desse quadro impede a conscientização coletiva e, consequentemente, agrava o cenário de desigualdade e injustiça social.
Logo, medidas necessitam ser tomadas para resolver o empecilho da questão, agravado pela manipulação midiática e pela alienação informacional. O Ministério das Comunicações, órgão responsável por regular o setor de comunicação no Brasil, deve atuar na criação de políticas que incentivem a diversidade e a veracidade nas informações veiculadas, promovendo debates e campanhas de conscientização. Isso deve ser feito por meio da criação de regulamentações e incentivos para programas educativos em veículos de grande abrangência, como canais televisivos e redes sociais, com o intuito de conscientizar a população sobre a influência midiática. Dessa maneira, a sociedade brasileira se tornará mais crítica e informada, e a denúncia retratada na canção de Legião Urbana deixará de ser uma realidade na nação verde-amarela.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, sem erros gramaticais identificados. O texto está bem escrito e claro, demonstrando competências de escrita avançadas.
O autor compreendeu o tema proposto e o desenvolveu de forma adequada ao formato dissertativo-argumentativo. A introdução inicia com uma referência cultural relevante para contextualizar a discussão sobre a influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira. O desenvolvimento é bem estruturado e aborda dois problemas centrais relacionados ao tema - a manipulação midiática e a alienação informacional - com argumentos sólidos e referências culturais pertinentes. A conclusão retoma os principais pontos discutidos no texto.
Há uma seleção eficiente, organização e interpretação das informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista do autor. Além disso, o texto apresenta coesão entre frases por meio do uso correto dos conectivos ou locuções conjuntivas (por exemplo "Nesse sentido", "Ademais", "Dessa maneira") mantendo uma progressão lógica entre as ideias.
Na proposta de intervenção (competência 5), foram identificados três dos quatro elementos necessários (agente - Ministério das Comunicações; ação - criação de políticas que incentivem diversidade nas informações veiculadas; meio - regulamentações para programas educativos em veículos de grande abrangência). No entanto, faltou explicitar a finalidade da proposta. Para melhorar, poderia ser acrescentado algo como: "... com o objetivo de reduzir a manipulação da informação e promover uma sociedade mais bem informada e consciente dos seus direitos e deveres".