Sob esse viés, ressalta-se, de início, que o capitalismo é um grande coadjuvante da necessidade de aquisição excessiva da sociedade. Guy Debord, em "Sociedade do espetáculo" evidencia que os cidadãos, estão cada vez mais buscando apresentar uma vida perfeita, todavia, os mesmos estão somente apresentando um espetáculo para o outro assistir, pois, na realidade, nada é verídico. Tal pensamento é nítido na sociedade atual, tendo em vista que devido a pressão do capitalismo e a grande influencia midiática, os brasileiros persigam uma vida sem defeitos, fazendo com que os mesmos não se satisfaçam mais com sua realidade, buscando cada vez mais algo inalcançável, se frustrando ou se envidividando para conquistar coisas fora de sua condição. Portanto, entende-se que a doutrina capitalista fundida aos influencers, tem grande poder no pensamento social.
Em paralelo, a alienação da população também é um influenciador quando trata-se sobre a decisão de consumo. Hanna Arend't em sua teoria "Banalidade do mal" constata que a população passou por um processo tão grande de massificação e alienação, que não enxerga mais os problemas enraizados na mesma. Tal constatação é nítida na intervenção dos influenciadores digitais nas decisões sociais, visto que o corpo social banalizou a grande influencia dos produtores de conteúdo na vida da população, os quais direta ou indiretamente, influenciam os cidadãos a comprarem cada vez mais, ademais, os mesmo mostram uma vida perfeita, fazendo com que os brasileiros adotem isso como verdade, não enxergando a realidade e, novamente, se frustrando. Assim, inverter a lógica massificada e buscar a veracidade é essencial.
Portanto, é imprescindível atuar sobre esse desafio. Para isso, o Governo deve conscientizar os cidadãos, por meio de campanhas e posts nas mídias sociais, a fim de reverter a ilusão social frente a "vida perfeita". Tal ação, pode, ainda, contar com o esclarecimento dos infuenciadores digitais, fazendo com que os mesmos, criem a percepção de seu público, os influenciando de forma positiva. Dessa forma, será possível tornar a mentalidade brasileira mais saudável, reduzindo as comparaçãos e negligênciando as exigências tão fora da realidade, os "likes".
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros incluem pontuação e concordância, como em "os cidadãos, estão" (retirar a vírgula), "os mesmos mostram" (usar "eles"), e "se envidividando" (corrigir para "endividando-se"). Reescrever trechos confusos, como substituir “em virtude do sistema capitalista” por “devido ao sistema capitalista”. Na proposta de intervenção, detalhar mais o papel dos influenciadores na conscientização. Usar mais conectivos para melhorar a coesão entre as ideias.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.