Uma frase que trata exatamente de um desses problemas é do escritor Douglas Rushkoff, que disse: "A tecnologia é uma ferramenta e, como todas as ferramentas, depende de como a usamos." Ultimamente, as pessoas têm usado a inteligência artificial para resolver questões que cabem à mente humana, como fazer um trabalho, um relatório ou uma lição de casa, o que tem prejudicado tanto crianças quanto adultos no desenvolvimento de um melhor senso crítico e na capacidade de pensar e raciocinar. Isso faz com que se tornem pessoas incapazes de tomar suas próprias decisões, o que afetará sua vida pessoal, profissional e política, podendo prejudicar uma nação inteira.
Como consequência disso, a própria inteligência artificial começará a apresentar inúmeros defeitos além dos que já apresenta atualmente. Isso ocorre porque, levando em conta que o ser humano ficou tão dependente dela, deixou de aprender muitas coisas. Já que um dos problemas atuais da IA é fornecer algumas informações erradas, não será possível atualizar nem desenvolver melhores tecnologias e sistemas, condenando assim a sociedade a um retrocesso. Como disse Tim Cook, CEO da Apple: "A inovação não é apenas sobre criar algo novo, mas também sobre como melhorar o que já existe."
Diante dos fatos apresentados, é de extrema urgência que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Centro de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial), junto com os meios midiáticos e redes de televisão, explique por meio de postagens e entrevistas como deve ser usada a inteligência artificial de modo a não prejudicar o desenvolvimento capacitativo dos seres humanos. Assim, o planeta poderá continuar a se desenvolver cada vez mais e de maneira segura.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na Competência 1, há erros como "a fim de que" ao invés de "para que", e a expressão "desenvolvimento capacitativo" pode ser substituída por "desenvolvimento das capacidades". Na Competência 4, a coesão pode ser melhorada com conectivos mais variados; por exemplo, em vez de usar repetidamente "isso ocorre porque", poderia-se alternar com expressões como "consequentemente". A proposta de intervenção inclui os quatro elementos, mas falta detalhamento sobre o meio.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.