Um dos principais impactos da IA é a ampliação da desigualdade digital. O acesso digital e as tecnologias podem, em parte, fazer com que se aprofundem as desigualdades sociais e econômicas, marginalizando vários indivíduos e comunidades que não possuem o acesso a essas tecnologias. Além disso, a automatização de tarefas vem substituindo empregos tradicionais, afetando ainda mais os trabalhadores de baixa qualificação e agravando a desigualdade social.
A violação da privacidade e manipulação social também são preocupações centrais do uso da IA. A coleta em massa dos dados pessoais por sistemas de IA levanta sérios questionamentos sobre a privacidade dos indivíduos. Além disso, a utilização desses dados para influenciar comportamentos e opiniões, em evidência com a manipulação eleitoral, demonstra o tamanho do poder da IA para manipular os processos democráticos.
Logo, diante de tantos desafios, fica claro que regular o uso da inteligência artificial é urgente. Afinal, apesar de trazer inúmeras oportunidades para melhorar a vida das pessoas, também pode acabar com elas. Por isso, que mais do que um avanço tecnológico, deve-se garantir a segurança e a justiça para todos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros notáveis: (C1) várias informações com imperfeições gramaticais e de concordância: “impactando positivamente e negativamente nos aspectos sociais, sendo elas atividades diárias”; “O seu desenvolvimento”; uso repetitivo de conectores sem ajuste de concordância. Sugestão: revisar para: “…transformando diversos aspectos da sociedade; ao mesmo tempo positivos e negativos, afetando atividades diárias e o trabalho humano.” (C2/C3) o tema é apresentado, mas a conclusão poderia ampliar a relação entre problemas e soluções, com mais exemplos específicos. (C4) há conectivos adequados, porém a progressão pode ficar mais clara com encadeamento lógico entre ideias, por exemplo: “Primeiramente… Em seguida… Por fim…”. (C5) proposta de intervenção é vaga; precisa de agente, ação, meio e finalidade. Exemplo de melhoria: “O governo (agente) deve regulamentar (ação) com fiscalização por meio de normas públicas (meio) para assegurar privacidade e empregos estáveis (finalidade), incentivando treinamento digital para trabalhadores de baixa qualificação.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.