Avatar do usuário
Por ANNAMMS
Quantidade de postagens
#141468
No livro ‘’Prisioneiras” de Drauzio Varella retrata a realidade das presidiárias e as dificuldades vividas por mulheres encarceradas. Fora da ficção, a realidade apresentada não é diferente, visto que a invisibilidade das crianças que nascem nos presídios femininos brasileiros. Isso ocorre tanto pela falta de acesso a direitos básicos quanto pela vulnerabilidade diante da desigualdade social.

Sob esse viés, a falta de acesso a direitos básicos, como higiene pessoal e a superlotação dos presídios, torna as condições precárias às penitenciárias. Torna-se evidente. Portanto, a ineficácia de condições básicas, segundo a constituição federal de 1988 o estado deve garantir os direitos e o bem estar da população. Nesse sentido, a falta de investimentos e descumprimento das leis geram no Brasil o nascimento de crianças em presídios.

Consequentemente, a vulnerabilidade diante da desigualdade social, majoritariamente composta por pessoas negras, marginalizadas e com baixa escolaridade. Diante disso, percebe-se que a desigualdade social reflete o racismo estrutural e a criminalização da pobreza. De acordo com o “Brasil Fato” quase 70% da população carcerária brasileira é negra. Dessa Forma, pode-se analisar com os dados que a maioria são negros que sobretudo são marginalizados.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para diminuir os impactos de nascimento de crianças nos presídios, urge ao Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos (MMFDH) juntamente com o ministério da saúde (MS), promoverem os direitos básicos- saneamento, higiene e infraestrutura adequada, por meio de conjunto de medidas estruturais e políticas públicas, a fim de reduzir a reincidência criminal, melhorar a segurança pública e diminuir as desigualdades que levam tantas pessoas ao cárcere. Somente assim será possível o pleno funcionamento da democracia brasileira.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
680
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta erros gramaticais como "a invisibilidade das crianças que nascem nos presídios femininos brasileiros" (frase incompleta). Sugere-se reescrever para "a invisibilidade das crianças é evidente". Na Competência 3, os argumentos são apresentados, mas poderiam ser melhor organizados e aprofundados. Conectivos como "além disso" e "por outro lado" poderiam melhorar a coesão. A proposta de intervenção inclui todos os elementos necessários, mas poderia detalhar mais o papel dos agentes envolvidos.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por babaloo
Quantidade de postagens Doações Doações
#141490
Eiii! Sua redação trouxe um tema super relevante e atual! Eu gostei muito da menção ao livro do Drauzio Varella, que deu um bom contexto inicial. Na Competência 1, observei alguns deslizes na norma-padrão, como a falta de concordância em algumas frases. Sobre a Competência 2, você compreendeu bem o tema, mas poderia aprofundar mais o impacto da invisibilidade das crianças. Na Competência 3, seus argumentos são válidos, mas a organização poderia ser mais clara. Para a Competência 4, vi uma boa tentativa de coesão, mas a coerência entre os parágrafos precisa ser aprimorada. Por fim, na Competência 5, sua proposta de intervenção é bem estruturada, mas seria legal detalhar mais os meios de implementação. Nota 720 (C1: 120, C2: 160, C3: 120, C4: 120, C5: 200).
0

Eiii! Adorei como você abordou a importância da cu[…]

Os desafios para enfrentar a invisibilidade do tra[…]

Saúde mental no século XXI

Conhecido como o "pai da medicina", Hipó[…]

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência do[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.