Avatar do usuário
Por Kaylanerr
Quantidade de postagens
#124786
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na invisibilidade do registro civil, uma pesssoa sem registro e vista sobre si mesmo como uma pessoa sem valor "pessoa que não existe", apenas na Região do sudeste estima mais de um milhão de pessoas sem registro de nascimento. Com isso emerge um problema sério, em virtude a formação familiar e a omissão governamental.

Nesse, cenário, ressalta-se, de início, que a influência da família é um fator do problema. Aristóteles definiu "Família" como a comunidade que serve de base para a sociedade. De fato, o meio familiar tem papel basilar ao acesso a cidadania no Brasil, visto que por falta de orientação e interesse dos familiares, possuindo uma grande quantidade de pessoas sem registro civil, causando dificuldades em conseguir um emprego e uma boa educação. Assim surge que as famílias reconheçam o poder que tem de influenciar o coletivo e mudem sua postura.

Além disso, outro fato influênciador é a omissão governamental, perante o problema. Para John Locke "as leis fizeram-se para os homens e não para as leis", No entanto essa máxima não e verificada na realidade brasileira, visto que o estado não atua na diminuição da alta taxa de brasileiros sem registro civil, isso gera dificuldades de conseguir um acesso a serviço básico causando, dificuldade financeira e ainda priva o seu direito a educação.

Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. para isso, a TV deve criar um programa com várias entrevistas sobre a invisibilidade do registro civil no Brasil, por meio de uma conversa com pessoas que não possuem seu registro civil afim de reverter a situação,
e prover uma ação a tal parte, pode ainda conter uma divulgação em outras redes, sociais para chegar a mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a omissão governamental presente no problema. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
.

O Art. 5 da constituição brasileira de 1988 afirma[…]

O filme Até que a sorte nos separe" retrata a[…]

Segundo a filósofa Hannah Arendt, " os indiví[…]

Uso da tecnologia

A tecnologia é certamente uma via dupla. Existem a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.