Sob esse viés, o escasso interesse estatal perpétua os desafios para a resolução do problema. Isso ocorre, porque tal qual abordado pelo teórico Raymundo Faoro, o governo, muitas vezes prioriza seus próprios interesses em detrimento das necessidades do povo. Em conformidade com Faoro, os políticos regentes ao se preocuparem com seus interesses pessoais, não buscam criar ações visando garantir o acesso igualitário ao registro civil no Brasil. A falta desse documento impede que essas pessoas tenham acesso á direitos básicos garantidos pela Constituição Federal de 1988. Logo, é notório que a omissão estatal perpétua o deficitário acesso á cidadania no Brasil.
Em segunda análise, a falha do sistema educacional também é um agravante dessa problemática. Isso ocorre, pois como abordado pelo sociólogo Edgar Marin, a escola deve integrar múltiplos saberes, de moro á formar indivíduos capazes de compreender criticamente o mundo. No entanto, as instituições de ensino ao não realizar reajustes na grade curricular dos estudantes, perpétua o escasso acesso a cidadania no país, pois grande parte dos estudantes não possuem conhecimento sobre os seus direitos como cidadãos. Dessa forma, a falta de manutenção do sistema educacional enfraquece a formação de jovens capazes de compreender a importância do registro civil em sua formação da vida pessoal.
Desse modo, cabe ao Ministério público - órgão responsável por garantir o bem-estar social, promover o acesso igualitário ao cartórios para que todos possam ter acesso ao registro civil, essa ação deve ser feita por meio de incentivo fiscal para a construção de cartórios comunitários em regiões vulneráveis. Além disso, é necessária uma reformulação da grade curricular, adicionando uma matéria sobre direitos sociais visando que os estudantes saiam da escola cientes dos seus direitos. Assim, o ideal do geógrafo Milton Santos, será, de fato, uma realidade no país.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros gramaticais/ortográficos relevantes: uso inadequado de acentuação e grafias (Cidadanias Mutiladas, á, ámbitos), vícios de pontuação e repetição de termos sem necessidade. Ex.:
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.