Nesse contexto, e de acordo com pesquisas do G1, mais de 9 milhões de moradores de rua não possuem registro civil. Nessa conjuntura, convém ressaltar que, apesar de não haver custos, ainda é um empencilho para pessoas mais pobres, visto que muita gente ainda tem dificuldade de deslocamento, e outros, a desinformação e a exclusão, pessoas em situação de rua muitas vezes nem sabem que têm esse direito, o que acaba sendo uma barreira para a coletividade.
Além disso, é evidente que o descaso governamental é uma entrave para essa problemática, uma vez que não cumpre com seu papel escrito na Constituição, pela falta de recursos de deslocamento e políticas públicas eficazes que visem informar a população sobre seus direitos.
Diante do exposto, é primordial que medidas sejam tomadas para solucionar os problemas causados pela invisibilidade e desigualdade do corpo social. O Ministério dos Direitos Humanos -órgão responsável pela cidadania- deve, por meio de parceria com governos estaduais e prefeituras municipais, implementar palestras e disponibilizar voluntários para conscientizar essa população. Desse modo, será possível sanar os efeitos causados pela problemática.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais problemas: Norma (erro 1): "Lei Suprema" e pontuação/acentuação inadequadas, além de termos como "empencilho" (correção: empecilho) e grafias/traços desajustados. Sugestão: manter tom formal: "No art. 5º da Constituição Federal, a lei maior ...". Coesão: uso de conectivos pouco variados; melhorar encadeamento entre ideias (introdução → desenvolvimento → conclusão). Conteúdo: proposta de intervenção existente, mas poderia detalhar ações mensuráveis (ex.: metas, prazos, índices).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.