Avatar do usuário
Por PedroGust
Quantidade de postagens
#139531
Conhecida como "Cidadã", a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, diz que todos são iguais perante a lei. No entanto, tal prerrogativa não tem se reverberado adequadamente, visto que ainda há desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Sob essa perspectiva, cabe citar a negligência governamental e a lacuna familiar como promotores do problema.

É elementar que se leve em consideração que a ineficácia da máquina pública é um desafio frente ao revés. Nesse sentido, o Estado, que deveria preservar e valorizar as heranças africanas, mostra-se omisso ao não introduzir o ensino e palestras nas escolas sobre os ancestrais e suas contribuições para história e cultura do país. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Governo não cumpre com sua função de valorizar a herança africana.

Outrossim, a lacuna familiar também é um fator primordial para a perduração da problemática. Nessa lógica, a família, que tem o papel de educar e ensinar o indivíduo sobre questões humanitárias e respeito mútuo, falha em não instruir e também em alimentar um pensamento preconceituoso sobre práticas e princípios dos povos africanos, sobretudo a religião. Assim, as culturas africanas e afro-brasileiras, infelizmente, terão mais dificuldade de conquistar seu espaço na sociedade.

É relevante, portanto, medidas que venham valorizar essas heranças no âmbito social. Desse modo, cabe ao Governo Federal - instância máxima de administração executiva - junto ao Ministério da Educação, introduzir aulas e palestras nas escolas sobre esse tipo de cultura, com o objetivo de maior visibilidade a essas heranças. A partir disso, tornar-se-à uma sociedade permeada pelos elementos da Carta Magna.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    A redação demonstra um bom domínio da norma-padrão, mas apresenta alguns erros gramaticais, como "tornar-se-à", que deveria ser "tornar-se-á". Além disso, a expressão "para história e cultura do país" precisa de artigo definido antes de "história" ("para a história e cultura do país"). A proposta de intervenção contém os quatro elementos necessários, mas faltou detalhamento. Sugere-se especificar como as aulas e palestras serão implementadas para melhorar o detalhamento.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

enem 2024

No livro "Brasil,País do Futuro", o auto[…]

No dia 13 de janeiro de 2025, o presidente Luiz In[…]

Estigmas

Na série "American Horror Story" a perso[…]

Uso do Celular

"A educação é a arma mais poderosa que você p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.