Avatar do usuário
Por LauraK
Quantidade de postagens
#127810
    O tráfico ilícito de entorpecentes e drogas cresce cada vez mais e é considerado crime no Brasil, de acordo com o Código Penal (CP). A partir disso, é relevante discorrer acerca do papel da Polícia Federal (PF) no combate dessa prática, dos impactos gerados pelo tráfico na sociedade e sobre as ações capazes de contribuir para a dizimação desse crime.
      Inicialmente, a PF possui papel importante no combate ao tráfico de drogas, conforme previsto no Artigo 144. Nesse viés, a Constituição Federal (CF/88) criminaliza essa prática. Sendo assim, cabe ao Órgão possuir policiais preparados para combatê-la, principalmente nas vias marítimas, visto que é um dos locais com maior incidência de contrabando.
        Ainda, é nítido que tanto o tráfico quanto o uso de drogas possuem impacto negativo na sociedade e colocam em risco a segurança pública. A exemplo disso, citam-se os jornais que mostram diariamente a realidade de famílias brasileiras vítimas do tráfico, que perdem seus entes queridos e são, constantemente colocadas em perigo. Assim, situações como troca de tiros entre traficantes, principalmente em locais economicamente desfavorecidos - como comunidades e periferias - fazem parte do dia a dia de pessoas inocentes.
          Ademais, nota-se que a maioria dos traficantes é composta por pessoas que cresceram nas periferias, desassistidas e, muitas vezes, sem o básico: educação, saúde, cultura e alimentação de qualidade (direitos previstos na Carta Magna). Nesse contexto, enfatiza-se a importância de fornecer, principalmente às crianças e aos jovens, acesso à educação, à cultura e ao lazer, para que eles tenham oportunidades e perspectiva de futuro e não apelem para o mundo das drogas. Assim, por meio de projetos sociais esportivos, culturais e artísticos torna-se possível ajudar esses cidadãos a mudar de vida.
          NOTA GERAL (USUÁRIOS)
          Sem
          nota
          Pontuar
          NOTA AUTOMÁTICA (IA)
          Sem
          nota
          Desbloquear

          Zygmunt Bauman defende que "não são as crises[…]

          De acordo com a artigo 17 da declaração universal […]

          Zygmont Bauman defende que "não são as as cri[…]

          De acordo com o artigo 5 da Constituição Federal d[…]

          Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

          Seu Cookie

          O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.