Avatar do usuário
Por PamelaAP
Quantidade de postagens Doações
#132100
Previsto no artigo 5º, da Constituição Federal de 1988(CF), o direito à liberdade de expressão garante a todos a liberdade de manifestação de pensamentos e opiniões, independentemente de censura ou retaliações por parte de terceiros, ou mesmo do Estado. Contudo, após o crescimento da era digital, vislumbra-se que as redes sociais têm sido inadequadamente utilizadas por alguns usuários que confundem o direito fundamental antes mencionado com a liberdade para emitir discursos de ódio, esses disfarçados de opiniões. Logo, é importante destacar a convicção de impunidade e também a falsa sensação de anonimato que contribuem para a problemática em questão.
Primeiramente, é preciso combater a ideia de que a internet é "terra sem lei". Nenhum direito fundamental é absoluto e, como tal, a liberdade de expressão também pode sofrer limitações, sobretudo quando manifestada com evidente objetivo de atacar, ferir, humilhar outrem, sendo certo que o autor das ofensas ficará sujeito à responsabilidade civil e penal, na forma da lei.
Outrossim, também é possível verificar que grande parte dos usuários que praticam o discurso de ódio possuem uma falsa sensação de que a injúria e outros crimes correlatos estão acobertados pelo manto do anonimato, o que não é verdade. Diante do avanço da tecnologia, tudo que envolve a utilização de meios eletrônicos está sujeito a rastreio por parte dos órgãos de segurança pública, de forma que, em verdade, o anonimato, além de ser vedado pela CF, não existe.
Infere-se, portanto, que toda a intolerância e ódio somente são propagados em razão da falsa crença de que inexiste responsabilização para aqueles que se utilizam da internet para ofender e até mesmo ameaçar pessoas com opinião diversa da sua. Nessa perspectiva, deve o Estado investir em mais tecnologias na área da Segurança Pública, além de unir forças para combater esse tipo de conduta, a fim de que as pessoas envolvidas possam ser processadas e devidamente punidas na exata extensão do dano provocado. Desse modo, casos práticos servirão de exemplo para que as pessoas sejam reeducadas para passarem a utilizar adequadamente as redes sociais.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    Parabéns pela redação! Você demonstrou excelente domínio da norma-padrão da língua portuguesa (Competência 1), compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos de diversas áreas de conhecimento para desenvolver o tema (Competência 2), além de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do seu ponto de vista (Competência 3). Sua redação apresentou coesão e coerência, demonstrando bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação (Competência 4).

    No entanto, em relação à proposta de intervenção (Competência 5), apesar de você ter apresentado os elementos necessários (agente, ação, meio e finalidade), faltou detalhar mais um deles para atingir a nota máxima. Você mencionou que o Estado deve investir em mais tecnologias na área da Segurança Pública e unir forças para combater o discurso de ódio, mas não detalhou como isso poderia ser feito.

    Para melhorar sua nota nessa competência, sugiro que você detalhe mais a ação que o agente deve realizar. Por exemplo, você poderia especificar quais tecnologias o Estado poderia investir ou quais ações poderiam ser tomadas para combater o discurso de ódio. Além disso, é importante também detalhar como esse investimento em tecnologia poderia ajudar a combater o problema.

    Continue praticando e buscando aprimorar suas habilidades de escrita! Você está no caminho certo!

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.